Câmara de Lagoa vai comprar o Centro de Congressos do Arade

A Câmara Municipal de Lagoa prepara-se para comprar o Centro de Congressos do Arade.

O presidente da autarquia, Luís Encarnação, revela que foi feita pela autarquia que dirige e aceite pela administradora de insolvência daquele equipamento uma oferta de aquisição no valor de 2,5 milhões de euros.

Em face disso, a Câmara aprovou, por unanimidade, na última reunião do seu executivo, realizada na terça-feira, uma proposta no sentido de obter um empréstimo bancário para avançar com o processo.

Curiosamente, na noite seguinte, o Centro de Congressos do Arade foi vandalizado, conforme o Algarve Marafado noticiou em primeira mão.

Luís Encarnação qualifica esse ato como “vil e criminoso” e lamenta que, nas atuais circunstâncias, legalmente, a Câmara nada possa fazer, nem sequer garantir a vigilância do espaço que, em 2020, e em resultado das dívidas acumuladas ao longo dos anos, foi declarado insolvente.

O autarca refere que esta não é a primeira vez que vandalizaram aquele equipamento cultural e quer que rapidamente seja possível à autarquia ter condições para impedir novas situações do género.

A concretização do negócio ainda vai demorar algum tempo, tendo até que ser autorizado pelo Tribunal de Contas, mas a autarquia pretende que, a partir da altura em que seja feito o contrato promessa de compra e venda, o município possa assumir, de imediato, a sua gestão.

Inaugurado em 2007, aquele espaço tinha como proprietários entidades como a Região de Turismo do Algarve, as câmaras municipais de Lagoa, Portimão, Monchique e Silves e algumas das maiores empresas privadas a operar no Barlavento algarvio.

O financiamento foi feito com recurso a um empréstimo de cerca de 9 milhões de euros do Banco Espírito Santo (atual Novo Banco), um valor que Luís Encarnação considera muito elevado e que tornava praticamente inviável a gestão deste equipamento, até porque “logo a seguir fizeram um outro com algumas valências idênticas em Portimão”, o quer criava concorrência e dividia os potenciais clientes.

Ao fim de alguns anos, o banco quis recuperar o seu dinheiro, ainda foram feitos dois Processos Especiais de Revitalização, que não resultaram e o Centro de Congressos do Arade acabaria mesmo por ser considerado insolvente.

Isso significa que a Câmara apenas terá de pagar os 2,5 milhões de euros oferecidos, não ficando com o ónus de quaisquer dívidas.

Artigo relacionado: Centro de Congressos do Arade vandalizado

Acabar com o ‘elefante branco’

Luís Encarnação refere que, uma vez concretizado o negócio, será dado um passo fundamental para que “o Centro de Congressos do Arade deixe de ser um ‘elefante branco’ e se transforme numa mais-valia para o concelho e o Algarve”.

Do ponto de vista financeiro considera que se trata de um bom investimento, que prevê seja recuperado em cerca de 10 anos. Lembra que se trata de um equipamento de grandes dimensões e com um auditório de mil lugares, que pode ser utilizado para diverso tipo de espetáculos, exposições, feiras e até apresentações de automóveis.

O edil dá o exemplo do concerto de Rui Veloso, que decorreu este sábado no Auditório Carlos do Carmo, que “ficou esgotado logo no dia em que colocámos à venda os bilhetes”. Caso a Câmara o tivesse ao seu dispor “o espetáculo podia ter sido feito no Centro de Congressos do Arade, onde iria ser visto por muito mais pessoas”, resultando daí mais receitas para a autarquia.

Uma vez adquirido o imóvel, Luís Encarnação pretende que a sua gestão siga, de alguma forma, o modelo que é desenvolvido no Estádio da Bela Vista, onde são realizados muitos torneios e estágios de equipas de futebol de vários países, com vantagens para a restauração e a hotelaria do concelho.

Uma das estratégias para conseguir isso é disponibilizar o estádio a valores mais reduzidos ou até, em alguns casos, sem custos para as equipas que fiquem alojadas e que façam as suas refeições em Lagoa.

LEIA TAMBÉM:

Centro de Congressos do Arade vandalizado

Salvador Varela: De África para a Praia da Rocha com escala no Alasca

Festival da Sardinha regressa a Portimão

(Visited 476 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev