Dia Internacional da Família assinalado em Portimão

pub

Para assinalar o Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de maio, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, vai promover a iniciativa “Trago um brinquedo no bolso”, da autoria de Bru Junça e Patrícia Azevedo Godinho.

A atividade, composta por duas oficinas a decorrer nos dias 13 e 14 de maio, tem por base “a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil, para que pais e crianças apreendam que os brinquedos são patrimónios materiais da infância, objetos que guardam a memória do brincar e que, através deles, é possível chegar ao início do princípio da vida”, segundo as protagonistas. 

Para o dia 13 de maio está marcada a oficina “Trago uma História no Bolso”, que se realizará das 10h00 às 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, dirigida a educadores, professores e bibliotecários.

No dia seguinte, das 10h00 às 12h00, será a vez da oficina “Trago um Brinquedo no Bolso”, entre as 10h00 e as 12h00 e destinada às famílias (crianças entre os 5 e os 10 anos acompanhadas por um adulto).

Para Bru Junça e Patrícia Godinho, “a idade da primeira e da segunda infâncias, dos 0 aos 6 anos, é um período de excelência do ato de brincar, onde o faz de conta é uma porta aberta de possibilidades”, proporcionando com esta ação “um mergulho nos bolsos cheios de brincar e, entre leituras e conversas, ligar gerações – pais e filhos, avós e netos.”

As oficinas visam, por isso, “acordar memórias e construir a ponte até ao hoje e ativar a escuta para a partilha que nos coloca frente a frente com as três dimensões de tempo (passado, presente e futuro).” 

Nesse sentido, é proposto aos participantes que levem um brinquedo de bolso e que partilhem as suas memórias, vivências e histórias, ao mesmo tempo que poderão construir uma coleção de postais através da composição das sombras desses mesmos brinquedos.

Ambas as atividades são gratuitas, para o máximo de 20 participantes, devendo as inscrições ser efetuadas pelo número de telefone 282 480 476 ou através do email biblioteca.portimao@cm-portimao.pt

Com licenciatura em Educação de Infância e pós-graduação em Livro Infantil, Bru Junça é mediadora de leitura e contadora de histórias, tendo participado em vários encontros nacionais e internacionais, nos quais levou a cabo projetos de promoção e mediação de leitura. Também é criadora da marca Conto por Ponto, concebendo livros de pano artesanais a partir do património da tradição oral.

Licenciada em Artes Plásticas-Pintura e com um mestrado em Educação Artística, Patrícia Azevedo Godinho é aluna de Mestrado em Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Mediadora cultural em diversas entidades culturais, públicas e privadas, criou ações de educação a partir do património, sendo responsável pelo projeto Entre Memórias – Educação Patrimonial Itinerante.

LEIA TAMBÉM:

Mulher ferida em despiste em Portimão

A EMARP está a contratar

Os próximos grandes eventos que pode ver no Algarve

(Visited 138 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub