Cultura

As Marchas Populares estão de regresso a Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Portimão prepara-se para voltar a receber os desfiles das marchas populares e arraiais levados a cabo pelas coletividades locais, após dois anos de interregno devido aos sucessivos estados de emergência causados pela Covid-19.

Os desfiles contarão com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e CIRM-Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a que se junta a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela própria Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado da população.

Também se associam à festa três marchas convidadas de concelhos vizinhos, representando a Associação Grupo de Amigos da Pedreira (Silves), que se apresentará no dia 10 de junho, o Clube Desportivo de Odiáxere (Lagos), no dia 18 de junho, e o Clube de Futebol “Os Estombarenses” (Lagoa), no dia 24 de junho.

Estão previstos cinco desfiles, com a seguinte calendarização:

3 de junho, às 22h00: Portimão Arena, com entrada gratuita;

10 de junho, às 22h00: Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande;

18 de junho, às 22h00: Antiga lota de Portimão;

24 de junho, às 22h00: Zona ribeirinha de Alvor;

25 de junho, 22h00 – Praia da Rocha, do Miradouro até à Fortaleza Santa Catarina, sempre pela Avenida Tomás Cabreira.

No total, estarão envolvidos cerca de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que mais uma vez vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao genuíno sentido popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e aos costumes e tradições regionais. 

Os arraiais serão igualmente retomados, realizando-se este ano na Praça da República, sempre a partir das 20h00, com o seguinte programa: dia 11 – Grupo de folclore e da “Tuna não tocas nada” do Instituto de Cultura de Portimão e Grupo de Cantares “Os Amigos da Figueira” (20h30), além de Pedro Silva (22h00); dia 18 – Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa “Estrelas do Barlavento” (20h30) e Marcelo Rio (22h00); dia 25 – Marco António (20h30) e Sónia Costa (22h00).

Em complemento à animação musical, também vão funcionar no local cinco barraquinhas de comes e bebes, a cargo da Sociedade Vencedora Portimonense, do Clube União Portimonense, do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha e do Sporting Glória ou Morte Portimonense. 

Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com o entusiástico empenho das coletividades envolvidas, as quais mobilizam largas centenas de pessoas de todas as faixas etários e quadrantes da sociedade, a que se juntam alguns milhares de espetadores, entre residentes e visitantes.

LEIA TAMBÉM:

Dois homens morrem em acidente

Ofertas de emprego em Portimão e Lagos

Homem salvo de afogamento na praia do Vau

(Visited 674 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE