Era assim que os nossos antepassados iam à praia (com vídeo)

O tradicional Concurso de Trajes de Banho Antigos voltou a animar o Cais da Solaria, na cidade de Lagos.

Na noite desta segunda-feira, dia 29 de agosto, duas crianças e sete adultos subiram ao palco para mostrar como é que os nossos antepassados se vestiam a rigor para ir à praia.

Para além de exibirem a roupa que nesses tempos se usava e que, aos olhos das atuais gerações, mais parecem pijamas, os concorrentes recordaram outros hábitos, por exemplo, a de levar farnel e boa pinga para o areal.

Alguns também carregaram na bagagem rebuçados, que fizeram questão de oferecer aos espetadores. Provavelmente, o objetivo seria aumentar o volume de aplausos e por essa via influenciar a votação do júri.

E a verdade é que a tarefa não se revelou fácil para quem tinha a missão de escolher o melhor traje.

O empate entre três dos concorrentes levou a que só à terceira tentativa e votação se decidisse quem merecia levar a vitória para casa.

Mas, no fundo, todos os participantes acabaram por sair vencedores, quanto mais não seja por terem tido a coragem de subir ao palco e contribuir para fazer cumprir a tradição.

Este concurso foi um dos momentos principais da Festa do Banho 29, que, depois de 2 anos de ausência, devido à pandemia, regressou a Lagos.

A iniciativa recorda o antigo hábito de, no dia 29 de agosto, a população se deslocar do campo para o tradicional banho de mar.

Ao longo do dia foram muitos os momentos de animação que se viveram na cidade. A partir das 7 horas da tarde milhares de pessoas acorreram ao Cais da Solaria, onde vibraram com este concurso e a atuação de João Pedro Pais.

Confira o vídeo do evento:

(Visited 335 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub