Memórias de Lagoa em conferência

pub

Integrada nas Comemorações do Centenário do Farol de Alfanzina e nas Jornadas Europeias do Património 2022, realiza-se, no Centro Cultural Convento de S. José, no próximo dia 23 de setembro, pelas 18h30, a conferência “Memórias de Lagoa a partir da Quinta dos Poços: da Pré-História ao Islâmico”.

A identificação do sítio arqueológico da Quinta dos Poços 4 e 5 surgiu no âmbito da construção do Campo de Golfe Lagoa-Carvoeiro, mais concretamente na área correspondente à pista 1. A escavação de salvaguarda levada a cabo por uma equipa multidisciplinar da ERA-Arqueologia permitiu registar estruturas de formação antrópica e espólios inseríveis numa larga diacronia, da Pré-História ao período Islâmico.

Neste arqueossítio, um dos maiores registados no concelho de Lagoa, foram identificadas mais de seis dezenas de estruturas negativas escavadas no geológico calcário, designadamente silos/ fossas e cavidades funerárias de ritual islâmico, bem como quatro sepulcros coletivos que em termos cronológicos podem ser enquadrados entre o Neolítico Médio e o Calcolítico, isto é, do 3.º ao 4.º milénio a.C.

Os trabalhos desenvolvidos na Quinta dos Poços revelaram dados particularmente importantes, sobretudo nos contextos pré/ proto-históricos, sendo geradores de uma reflexão em torno da ocupação humana primitiva no litoral do Algarve, que por sua vez poderá motivar a revisão das teorias sobre os contextos funerários da parte ocidental da região.

Os resultados serão alvo de uma apresentação pública a cargo dos Arqueólogos Francisco Correia e Catarina Furtado e da Antropóloga Biológica Lucy Evangelista, que aludirão às estruturas e conjuntos artefactuais dos distintos contextos de ocupação e ao estudo bioantropológico preliminar dos restos humanos exumados.

A conferência, que decorre a 23 de setembro no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, tem início marcado para as 18:30 horas e é de entrada livre.

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE

Era assim que se ia à praia antigamente

 

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Mariza, Bárbara Tinoco, Jorge Palma e Marisa Liz atuam em Tavira

Grupo UHF atua no concelho de Portimão

(Visited 32 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub