Igreja de Estômbar recebe obras de reabilitação

pub

Encontram-se em fase avançada de execução as obras de reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da Igreja Paroquial de Estômbar.

Trata-se de uma intervenção profunda e necessária, uma vez que o telhado da igreja se encontrava em muito mau estado e colocava em causa a segurança de pessoas e bens da própria igreja, tais como a talha dourada e os elementos decorativos lá existentes.  

Com o objetivo de comparticipar no custo da empreitada, a Câmara de Lagoa celebrou um protocolo de colaboração financeira com a Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar, no valor de 300 mil euros.

O presidente da autarquia, Luís Encarnação, justifica a decisão pelo facto de “competir ao Município de Lagoa assegurar a conservação e a recuperação de edifícios que sejam património cultural e tenham interesse municipal. E é isso que estamos a fazer. Recuperar um edifício que é considerado Monumento Nacional e que há muito necessitava de uma intervenção”.

A reabilitação do monumento, também designada por Igreja Matriz de Estômbar ou Igreja de São Tiago Maior, obrigou a um profundo estudo e à apresentação de uma proposta de empreitada às entidades de tutela do Património Cultural Português, designadamente a Direção Geral do Património Cultural e a Direção regional de Cultura do Algarve, que emitiram um parecer favorável à reabilitação.

A última intervenção na fachada, registada na Direção Geral do Património Cultural, tinha ocorrido no ano de 1987 com a reparação e pintura de portas e caiação de paredes exterior.

Em comunicado, a Câmara de Lagoa adianta que, “devido à sua antiguidade, composição eclética e transversal a distintos períodos e manifestações artístico-estilísticas, riqueza e beleza construtiva e decorativa, a Igreja Paroquial de Estômbar tem uma importância religiosa assinalável para as comunidades locais e regionais e uma relevância histórica e arquitetónica no panorama cultural nacional”.

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Um ‘segredo’ portimonense

LEIA TAMBÉM:

O recanto ‘secreto’ de Portimão (com VÍDEO)

Os eventos que vão animar o Algarve em novembro

Ofertas de emprego no Algarve

(Visited 52 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev