Troca de cadáveres leva administração do CHUA a colocar lugares à disposição

pub

Os elementos que fazem parte da administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) colocaram os seus lugares à disposição.

A decisão surge na sequência da troca de dois corpos na morgue do hospital de Faro, sendo que um deles acabou por ser cremado contra a vontade da família.

A administração do CHUA emitiu um comunicado no qual classifica este episódio como “falha grave”, anunciou a abertura de um inquérito interno, garantiu que, “após tomar conhecimento desta situação, contactou as famílias, lamentando profundamente o sucedido e tendo disponibilizado todo o apoio e suporte psicológico necessários” e colocou os lugares à disposição da tutela.

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve já vieram tomar posição sobre esta situação, considerando que esta decisão não é suficiente, pelo que exigem “responsabilidades políticas ao Ministro da Saúde”.

O líder distrital daquele partido, Cristóvão Norte, refere que “tão grave quanto esta situação é a desorganização dos serviços, a falta de pessoal, os maus princípios de gestão, levam a que este seja cada vez menos um episódio isolado. Para além do que não se sabe – ou pelo menos não é público -, situações que colocam em causa a dignidade dos doentes são cada vez mais comuns, aliás as queixas registadas pelos doentes, que sobem todos os anos, atestam-no”.

Em face disso, defende, para além do apuramento de responsabilidades, que o Governo faça as mudanças necessárias para que “o Serviço Nacional de Saúde garanta a todos um acesso digno e com confiança”.

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Um ‘segredo’ portimonense

LEIA TAMBÉM:

O recanto ‘secreto’ de Portimão (com VÍDEO)

Os eventos que vão animar o Algarve em novembro

Ofertas de emprego no Algarve

(Visited 54 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev