Linces capturados e vacinados contra doença dos gatos

A campanha anual de capturas de lince-ibérico (Lynx pardinus), para acompanhamento do estado de saúde da população da espécie no Algarve e Alentejo, está a decorrer até ao dia 15 do corrente mês, revela o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“Os trabalhos, com envolvimento direto de equipas do ICNF, iniciaram-se a 3 de outubro, prevendo-se a recolha de 25 exemplares”, explica o instituto, adiantando que foram já capturados “18 indivíduos, em cinco locais”.

De acordo com o ICNF, “em locais selecionados são instaladas armadilhas de caixa verificadas todos os dias, com os linces a serem recolhidos, manipulados no campo ou transferidos para a clínica avançada existente na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola”.

Este organismo do Estado salienta que, “além do registo dos padrões de pelagem, dados biométricos, colheita de parasitas, fezes e urina, os linces são também vacinados contra a leucemia felina, uma doença potencialmente transmitida por gatos domésticos, que caso se espalhe pela população de lince-ibérico, poderá pôr em perigo o processo de reintrodução”.

Nesta ação de monitorização é ainda feita “uma colheita de sangue para avaliar parâmetros fisiológicos, detetar patologias através de testes PCR e pesquisa de anticorpos, procurando-se efetuar ainda a caracterização genética de cada indivíduo”.

Leia também: Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão (com VÍDEO)

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão

LEIA TAMBÉM:

Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão (com VÍDEO)

Vai ser assim o Natal em Portimão

A água vai faltar em algumas zonas do concelho de Lagos

(Visited 55 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev