RegionalSociedade

Cidades inteligentes na agenda da visita a Lagoa do secretário de Estado da Digitalização

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, deslocou-se a Lagoa, na passada sexta-feira, acompanhado do diretor executivo da Estrutura de Missão Portugal Digital, Bernardo Sousa, para conhecer a Sala de Operações da Smartcity. 

A deslocação teve a ver com o facto do concelho de Lagoa ter sido dos primeiros em Portugal a desenvolver este projeto. O governante pretendeu perceber as boas práticas deste projeto, como elas podem ajudar outros concelhos a implementarem as suas Smartcities e como uma estratégia nacional de digitalização de Portugal poderá ajudar a Smartcity de Lagoa a crescer e a implementar novas valências. 

A visita iniciou-se com uma receção ao secretário de Estado e sua comitiva, no edifício principal da Câmara Municipal de Lagoa, onde foi apresentado, de uma forma geral, todo o projeto de Lagoa, as valências que já estão em funcionamento e quais estão a ser trabalhadas para serem implementadas.

Foi dado a conhecer as mais valias da Smartcity de Lagoa e quais tem sido os obstáculos encontrados na implementação da mesma. De seguida o Secretário de Estado visitou a Sala de Operações de Lagoa para perceber ao vivo toda a dinâmica do projeto. Posteriormente, visitou os contentores de Resíduos Sólidos Urbanos que já tem sensores e permite perceber quando já estão cheios e necessitam de recolha, bem como quando não estão cheios e não há necessidade de recolha. De seguida visitou um dos locais onde a Smartcity de Lagoa tem instalado um dos seus sensores de recolha e envio de dados, locais fundamentais para que todo o projeto funcione.   

As Smart Cities, ou cidades inteligentes, são ambientes que utilizam a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a favor dos cidadãos, colocando em prática a eficiência urbana. Identificam problemas, reavaliam processos e adaptam os seus espaços de acordo com as soluções oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

O ‘’projeto Smartcity: Lagoa’’ tem como missão promover o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras, de forma integrada, com vista à estruturação da oferta e sua valorização nos mercados nacionais e internacionais; potenciar a participação das empresas da região no mercado das cidades inteligentes e afirmar a imagem do Município de Lagoa como um espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para as Cidade Inteligentes.

Leia também: Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão (com VÍDEO)

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão

LEIA TAMBÉM:

Três praias de Portimão vão ficar maiores

Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão (com VÍDEO)

A água vai faltar em algumas zonas do concelho de Lagos

(Visited 66 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE