Ciclistas de nível mundial marcam presença na Volta ao Algarve
João Almeida (UAE Team Emirates) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), os dois ciclistas portugueses mais bem-sucedidos da última década, vão participar na 49.ª Volta ao Algarve, que se desenvolve entre os próximos dias 15 e 19 de fevereiro.
Tal como vem a ser hábito, a prova contará com grandes nomes não só do ciclismo nacional como internacional. Segundo informa a organização vão pedalar pela região 20 corredores do top 100 mundial, vencedores de grandes voltas e de monumentos do ciclismo, campeões mundiais, europeus e olímpicos em título.
Dois dos nomes mais sonantes e que poderão lutar pela vitória são os do australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), vencedor do Giro d’Italia, e Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), terceiro na Volta a França.
Entre outros legítimos pretendentes a suceder a Remco Evenepoel estão ciclistas como Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), vencedor da Volta ao Algarve na última participação, em 2018, ou os companheiros de equipa Daniel Martínez, terceiro no Algarve em 2022, e Thymen Arensman, sexto na Vuelta do ano passado. Também há que contar com Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), vencedor no Malhão em 2022, Gijs Leemreize e Sam Oomen (Jumbo-Visma), Mark Padun (EF Education-EasyPost) ou Jay Vine (UAE Team Emirates), que começou esta época muito forte, sagrando-se campeão australiano de contrarrelógio e vencendo a geral do Tour Down Under.
As chegadas ao sprint deverão ser palco de empolgantes disputas entre o campeão da Europa de fundo, Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step), Alexander Kristoff (UNO-X Pro Cycling Team), Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic), Jake Stewart (Groupama-FDJ), Mike Teunissen (Jumbo-Visma), John Degenkolb (Team DSM), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) ou Rui Oliveira (UAE Team Emirates).
Numa corrida que termina com um contrarrelógio individual de 24,4 quilómetros, em Lagoa, os especialistas no exercício individual também terão uma palavra a dizer na luta pela geral. E estarão no Algarve os melhores do mundo. Desde logo o campeão mundial e o campeão europeu em título, Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost), respetivamente, mas também o vice-campeão europeu e mundial, Stefan Küng (Groupama-FDJ), que foi campeão da Europa em 2020 e 2021, e o campeão mundial de 2020 e 2021 e atual recordista mundial da hora, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers).
O percurso da prova é o seguinte:
15 de fevereiro: 1.ª Etapa: Portimão-Lagos, 200,2 km
16 de fevereiro: 2.ª Etapa: Sagres (Vila do Bispo) – Alto da Fóia (Monchique), 186,3 km
17 de fevereiro: 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 203,1 km
18 de fevereiro: 4.ª Etapa: Albufeira – Alto do Malhão (Loulé), 177,9 km
19 de fevereiro: 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 24,4 km (Contrarrelógio Individual)
VÍDEO EM DESTAQUE
Antiga cadeia renasce convertida em escola de hotelaria
LEIA TAMBÉM:
Homem detido pela PJ de Portimão por tentativa de violação de jovem de 18 anos
Proibição da pesca da sardinha alargada até ao final de março
Ofertas de emprego para a EMARP