Cultura

Rosa Monteiro vence Prémio Maria Barroso

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A professora universitária Rosa Monteiro foi a vencedora da 3ª edição do Prémio Maria Barroso, que é promovido pela Câmara de Lagoa.

No decorrer da cerimónia, que teve lugar esta quarta-feira, 8 de março, Dia da Mulher, o presidente da autarquia, Luís Encarnação, justificou a escolha pelo facto de se tratar uma personalidade tem dado “um relevante contributo, reconhecido publicamente, no domínio da igualdade de género em respeito pelos direitos humanos”.

A sua atuação nesta área tem sido desenvolvida enquanto docente e investigadora, mas também na condição de secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, cargo que exerceu entre 2017 e 2022.

Na sua intervenção, Rosa Monteiro reconheceu que, ao longo do último meio século, foram conseguidos “avanços não lineares ou sequer tranquilos, em que a luta pelo reconhecimento da desigualdade se foi fazendo a custo e hoje nos parece, anacronicamente e novamente, tão mais difícil de consolidar”. Na sua opinião estamos “numa encruzilhada, com falta de soluções para um crise que é de desigualdade e de cuidados”.

Esta é uma situação que “não se resolve com sectarismos e divisionismos mas que precisa, para se superar, de uma transformação estrutural da ordem social assimétrica e discriminatória e das relações sociais de género”. Para dar a volta a esses problemas e alcançarmos a justiça social, “precisamos de, por um lado, reconhecer as desigualdades e a distribuição, através de políticas efetivas que ataquem as causas estruturais das desigualdades”, defendeu a homenageada.

Através do Prémio Maria Barroso, que é atribuído de dois em dois anos, a Câmara de Lagoa pretende distinguir “contributos relevantes de pessoas individuais ou coletivas para a construção e valorização da igualdade entre homens e mulheres.

Leia também: Calema, Plutónio, Fernando Daniel e Nininho Vaz Maia atuam em Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Vai ser assim o Festival da Sardinha deste ano

Os eventos que vão animar Portimão ao longo do ano

Os eventos que vão animar Lagos em março

(Visited 57 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE