Cultura

Albufeira recebe Gala Internacional do Acordeão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Durante cinco dias, 12, 13, 21 e 25 de abril e no dia 1 de maio, Albufeira volta a receber os melhores acordeonistas a nível nacional e internacional, com destaque para Jérémy Lafon, campeão do mundo da modalidade. 

Nesta XXXII edição da Gala Internacional do Acordeão, para além de Jérémy Lafon, participam os acordeonistas Mário Gato (Itália), David Duarte (Espanha) e os portugueses Rodrigo Maurício, Ricardo Alves, Jorge Alves, Francisco  Saboia, André Guerreiro e Barradinhas. 

A Gala tem início no dia 12 de abril, às 21h30, nas instalações da ASCRATIA – Associação Sociocultural e Recreativa “Os  Amigos da Terceira Idade de Albufeira”, em Ferreiras. Os próximos espetáculos realizam-se nos seguintes dias e horários:  13 de abril, 21h30, Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia; 21 de abril, 21h30, Auditório Municipal de  Albufeira; 25 de abril, 16h00, Parque de Vale Faro, Albufeira, 1 de maio, 16h00, Parque de Estacionamento João Campos,  Paderne. 

A propósito desta iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira diz que “o acordeão é um instrumento musical que valoriza a identidade cultural da região. Antigamente e ainda hoje  em dia, em muitas localidades do interior algarvio, não se realiza bailarico, festa ou evento tradicional como as charolas e  as marchas populares sem a presença do acordeão”.

José Carlos Rolo acrescenta “ser de extrema importância preservar as tradições”, razão que leva o Município de Albufeira é assumir a organização desta Gala Internacional do Acordeão, que conta com produção de Carina Saboia e coordenação de Francisco Saboia.

O concelho de Albufeira tem fortes tradições ligadas a este instrumento musical, sendo o único município no País a acolher um Museu  do Acordeão, um espaço que tem um espólio de mais 1500 peças. O Museu do Acordeão fica localizado na freguesia de Paderne, a aldeia mais típica do concelho de Albufeira. 

Leia também: Calema, Plutónio, Fernando Daniel e Nininho Vaz Maia atuam em Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Vai ser assim o Festival da Sardinha deste ano

Os eventos que vão animar Portimão ao longo do ano

Os eventos que vão animar Lagos em março

(Visited 200 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE