Jazz ‘invade’ a cidade de Faro
A cidade de Faro recebe a 7ª edição do festival “Os Dias do Jazz”, de 30 de abril a 14 de maio.
Com um alinhamento composto por artistas nacionais e internacionais, esta festa promete ser uma experiência musical, com a cidade a ver os seus espaços mais emblemáticos serem pintados de Jazz.
O começo está marcado para o Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, no Teatro das Figuras, com a comemoração dos 20 anos da edição do álbum “A Jazzar no Cinema Português”, uma encomenda do Cineclube de Faro ao contrabaixista Zé Eduardo.
Segue-se a apresentação do álbum “NIM”, o novo trabalho do conjunto Leon Baldesberger’s Meersalz, que convida Sara Badalo e Desidério Lázaro para este concerto, no dia 4 de maio no Club Farense.
No dia seguinte, 5 de maio, o Teatro Lethes abre as suas portas para Desidério Lázaro Quarteto, com a celebração de mais de uma década de edições. Toca “Oblivion”, 9º álbum em nome próprio do autor algarvio, que surge como álbum conclusivo da tetralogia iniciada com Samsara(2012), seguida de Moving(2018) e Homegrown(2019), cuja temática dominante foi a reflexão filosófica sobre a condição humana e respetivas emoções.
Chega a vez dos britânicos Ebi Soda, que fazem ouvir a sua abordagem inovadora no Teatro das Figuras, a 6 de maio. Mantêm uma ética artesanal e orgânica pós-punk, com canções muitas vezes nascidas em quartos suados e enfumaçados, em vez do salão da big band.
Mais música nova em destaque nesta edição do festival, com Miguel Martins acompanhado por dois nomes importantes do Jazz português, José Salgueiro na bateria e Carlos Barreto ao contrabaixo. O conjunto Miguel Martins “Kaleidoscópio” apresenta o seu novo disco “ATMAN” na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, no dia 12 de maio.
O momento que reúne o maior número de músicos em palco acontece no Teatro das Figuras a 13 de maio, com a grande voz do Jazz brasileiro Alaíde Costa que se une à Orquestra de Jazz do Algarve para uma noite que promete encantar o Grande Auditório.
O festival termina no Club Farense no dia 14 pelas mãos de quem o começa, Zé Eduardo, que convida para “Um Copo de Jazz” todos os amantes da música para um fim de tarde de Jazz de alta qualidade pela mão de um dos melhores saxofonistas europeus, Perico Sambeat, acompanhado pelo sólido trio do contrabaixista.
Artigo relacionado: Os grandes concertos do ano no Algarve
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os grandes concertos do ano no Algarve