RegionalSociedade

Câmara de Portimão investiu mais de 200 mil euros na compra de uma nova viatura de combate a incêndios

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Arrancou hoje, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, mais uma edição da AlgarSafe – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão.

Um dos principais momentos foi a cerimónia de entrega, por parte da Câmara local, de um carro de combate a incêndios florestais à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Trata-se de um equipamento que custou 221 mil euros e que chega numa altura em que bombeiros e proteção civil se mobilizam para ‘atacar’ os incêndios florestais que já começaram a assolar a região.

A presidente da autarquia, Isilda Gomes, disse que será bom sinal se “a viatura não for muito utilizada”, mas defendeu que é obrigação da autarquia disponibilizar os meios que os ‘soldados da paz’ consideram ser importantes para “assegurar a segurança de pessoas e bens”.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, João Nuno Mergulhão, destacou as parcerias que tem sido possível criar, em especial a firmada com a Câmara. Um dos resultados é aquela “montra do dinamismo das diferentes dimensões da emergência e da proteção civil, que foi montada com a prata da casa” e que pode ser apreciada por residentes e visitantes até sábado, das 10h00 às 20h00.

Esta sexta-feira, é esperado naquele espaço, pelas 12h00, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que acompanhará a apresentação pública do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Algarve, a que se segue a assinatura do protocolo de cooperação entre a ANEPC, a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL e todos os municípios da região, Federação dos Bombeiros do Algarve e Associações Humanitárias de Bombeiros, para constituição do dispositivo regional materializado pelos Corpos de Bombeiros.

Na ocasião também vai ser apresentada a equipa do posto de comando multiagentes para situações de exceção no âmbito do Sistema Integrados de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

No dia seguinte, 20 de maio, o encerramento oficial da AlgarSafe’23 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão vai ser marcado pela cerimónia de reconhecimento público às instituições e profissionais que integraram o esforço de combate à pandemia Covid-19 durante o período de emergência de saúde pública, agendada para as 15h00.

A AlgarSafe’23 conta com a participação de instituições públicas e privadas, entre prestadores e fornecedores de bens e serviços na área da segurança e da proteção civil, bem como agentes de proteção civil e entidades cooperantes no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) a nível nacional.

Leia também: Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Veja como vai ficar o Parque da Juventude de Portimão

LEIA TAMBÉM:

Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve

A escola que forma os futuros músicos e atores de Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 109 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE