Praias vão crescer mais de 37 metros ao longo de 6,6 km
O projeto contempla a alimentação artificial de um troço costeiro com 6 600 metros de extensão, entre as praias de Quarteira e o Garrão, situadas nas freguesias de Quarteira e Almancil, concelho de Loulé.
Em média, o areal das praias irá crescer 37,5 metros, segundo o estudo de impacte ambiental que entrou esta sexta-feira (dia 19 de maio) em fase de consulta pública (ver aqui).
O local de origem das areias a utilizar na alimentação será uma “mancha já identificada ao largo de Quarteira-Ancão”, que no passado já foi explorada “em ambas intervenções de alimentação artificial de Vale de Lobo, com muito bons resultados”. Deverão ser usados 1,4 milhões de m3 de areia.
“Optou-se por uma solução de alimentação artificial com largura de enchimento decrescente para leste, tendo a área de intervenção sido dividida em cinco sectores”, segundo consta dos documentos que estão em consulta. Assim, o primeiro setor “corresponde ao troço contido entre o Porto de Pesca e os molhes de Quarteira, com uma extensão de 1600 metros”, enquanto os restantes correspondem aos sectores “entre o Forte Novo e o Garrão”. O prazo previsto para a execução da obra é de sete meses.
Esta intervenção permitirá reforçar “a capacidade deste troço costeiro em responder às solicitações da agitação marítima durante um período estimado em uma década e meia e será aumentada a capacidade balnear da praia”. Além disso, irá permitir “a mitigação da erosão das arribas e assegurar a ausência de efeitos negativos no sistema de ilhas barreira da Ria Formosa”.
A alimentação deste troço costeiro integra a lista de intervenções que foram definidas no Plano de Ação Litoral XXI, datado de 2017. Nesse documento está previsto um investimento de seis milhões de euros, envolvendo o Estado e privados.
O período de avaliação ambiental decorre até 30 de junho, sendo a Agência Portuguesa do Ambiente a entidade promotora do projeto.
Leia também: Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve
Veja como vai ficar o Parque da Juventude de Portimão
LEIA TAMBÉM:
Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve
A escola que forma os futuros músicos e atores de Portimão
Veja onde vai estar a PSP com o radar