Vai ser assim a Feira Concurso Arte Doce de Lagos
É já esta quarta-feira, dia 26 de julho, que arranca mais uma edição da Feira Concurso Arte Doce e logo com um nome de peso a dar música aos milhares de pessoas que se desloquem ao Complexo Desportivo de Lagos.
Trata-se do grupo Xutos & Pontapés, que vai, seguramente, interpretar alguns dos seus inúmeros êxitos, conhecidos por praticamente todos os portugueses e, muito provavelmente, apresentar o novo tema, ‘”Somos Lobos”, de apoio à seleção nacional de rugby.
No que à música diz respeito, no dia seguinte é o cantor brasileiro Vítor Kley que sobe ao palco e, na sexta-feira, a animação musical fica por conta do espanhol Álvaro de Luna, que se tornou conhecido no nosso país sobretudo pelo sucesso da música “Juramento eterno de sal”.
No sábado atuam os Wet Bed Gang e o certame encera no domingo, com um concerto da fadista Carminho.
Mas, ao longo destes cinco dias, haverá mais atuações musicais noutros espaços do recinto, a cargo de: Paulo Ribeiro, Pedro Cestinho, Orquestra de Jazz do Algarve, Orquestra Ligeira de Lagos, Plasticine, Tanya, DJ TobyONE, Tino Costa e Marta Alves.
As celebrações dos 450 anos da elevação de Lagos a cidade deram o mote para o tema obrigatório do concurso de doçaria, “Lagos – Passado, Presente e Futuro”. Aliás, a vertente de competição continua a estar no coração deste certame, incentivando doceiras e doceiros a aproveitarem o seu talento e imaginação para apresentarem criativos doces que celebrem a doçaria algarvia – Concurso “Arte Doce” (Tema Obrigatório e Tema Livre, com os trabalhos expostos nos cinco dias), Concurso “Doces de Inovação” e Concurso “Qualidade na Tradição” (Melhor Dom Rodrigo, Doce Fino, Morgado e Doce de Figo). Os vencedores serão divulgados
ao longo do evento, com a entrega de prémios a decorrer no último dia, 30 de julho.
Este ano, o espaço do recinto, no Complexo Desportivo e área envolvente, foi aumentado, o que permite acolher um maior número de stands em relação a edições anteriores: 35 de doçaria (interior do pavilhão), 41 de artesanato, 11 de tasquinhas, 15 rulotes e 12 de produtos alimentares. Para os mais pequenos, o espaço infantil (agora denominado Espaço Doçura ou Travessura) está também de regresso.
Os visitantes que tenham curiosidade em saber como se confecionam deliciosas iguarias da nossa terra podem assistir a showcookings, que contarão com demonstração e degustação de receitas como o Doce Fino e o Dom Rodrigo (ADRA – Associação dos Doces Regionais do Algarve) e um prato algarvio, a cargo de Teresa Couto.
Este ano, Lagos escolheu a Beira Litoral como região convidada, marcando presença através de stands de sabores e artesanato, mas também dos showcookings, pelo chef André Cabrita, e artistas que passarão pelo palco secundário (palco Arte Doce) – Burleskeys e ISECOTUNA.
A Feira Concurso Arte Doce decorre de 26 a 30 de julho, entre as 18h00 e as 24h00, no Complexo Desportivo de Lagos, com entrada livre.
Leia também: Xutos & Pontapés atuam em Lagos
Um Algarve secreto e diferente
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os Xutos & Pontapés estão quase a chegar ao Algarve
Foto do dia: A vila que é uma montanha sagrada