Foto do dia: Farol emblemático instalado em antigo convento
O farol do Cabo de S. Vicente, em Sagres, está instalado num antigo convento e é atualmente um dos mais emblemáticos do País.
Segundo explica a Autoridade Marítima Nacional (AMN), “ter-se-á iniciado em 1515 no convento de S. Vicente a construção de uma torre, onde se acendeu uma luz, provavelmente uma fogueira ocasional, mantida pelos religiosos que ali viviam, para servir de guia aos navegantes, relevando a importância deste local”.
Mas algumas décadas mais tarde, em 1587, “o corsário Francis Drake tomou de assalto o convento, acabando por destruir a torre, que só seria mandada restaurar em 1606 por D. Filipe II, ficando a luz apagada durante este período”.
A AMN adianta que “o farol de S. Vicente, tal como hoje o conhecemos, foi mandado construir por ordem de D. Maria II, em 1846”, mas esteve ao abandono durante muitos anos.
Finalmente, em 1908, “a torre foi alteada em 5,70 metros”. Foi colocada “uma ótica hiper-radiante (1330 mm de distância focal)”, que “atualmente é a maior que existe nos faróis portugueses e uma das poucas existentes no mundo”.
O farol tem uma altura de 28 metros e um alcance de 59 quilómetros.
(Texto e Foto: José Carlos Eusébio)
Veja aqui todas as fotos do dia
Um Algarve secreto e diferente
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Veja aqui todas as fotos do dia