LazerVídeos

O Algarve tem nova atração… só para gente corajosa! (com VÍDEO)

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub
pub
pub

A região algarvia tem mais uma atração. É sobretudo dirigida a quem gosta de apreciar a natureza, de caminhar e não tem medo de alturas. E convém que também possua alguma dose de coragem!

Estamos a falar do Passadiço do Barranco do Demo, situado no concelho de Monchique, a poucos quilómetros da povoação de Alferce.

Há várias formas de lá chegar. Uma delas é meter pela estrada que liga Portimão a Monchique, na zona do Rasmalho, virar à direita e seguir na direção de Alferce.

Depois de ultrapassado um número quase infinito de curvas, a cerca de 4 quilómetros daquela povoação há um acesso que vai dar ao passadiço. Pode cumprir esta última parte do trajeto de carro, mas como o caminho é estreito, de terra batida e cheio de pedras, se calhar é capaz de não ser má ideia fazê-lo a pé. Afinal, trata-se de um percurso de apenas pouco mais de um quilómetro.

Chegado ao destino, encontra um miradouro de madeira, a partir do qual pode apreciar a bela paisagem envolvente e, encosta abaixo, o já famoso passadiço, composto por degraus que parecem nunca mais acabar… sobretudo quando os subimos!

Mas, para já, a tarefa é menos complicada, porque estamos a descer e, como o povo, na sua lendária sabedoria, costuma dizer, a descer todos os santos ajudam.

Pelo menos, até chegar ao elemento deste equipamento que exige maior dose de coragem: uma ponte suspensa de cerca de 50 metros, que faz a ligação entre os degraus que serpenteiam as duas encostas.

Se tiver a sorte de não apanhar um dia muito ventoso, a coisa até se faz sem problemas de maior. Mas, se por lá aparecer numa daquelas alturas em que o vento resolve meter-se ao barulho, soprando de uma forma tal que ameaça levar a ponte consigo, para bem longe, aí é mais complicado. Se for como eu, o mais provável é que faça apenas uns 5 ou 6 metros e volte para trás.

O Passadiço do Barranco do Demo tem uma extensão de cerca de um quilómetro, faz parte de um percurso pedonal que liga a aldeia de Alferce ao Castelo, situado a cerca de seis quilómetros de distância, e passou a ser mais uma boa desculpa para visitar o concelho de Monchique.

Assista ao vídeo:

Leia também: Uma viagem de barco imperdível no Algarve

Registe-se para receber as notícias do Algarve Marafado no seu e-mail

LEIA TAMBÉM:

Mariza, Calema, Bárbara Tinoco e D.A.M.A atuam no Algarve

Carminho atua em Tavira

Foto do dia: A vila que é uma montanha sagrada

(Visited 53.631 times, 1 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE