Obras em ermida construída para afugentar pestes e epidemias
A Ermida de São Sebastião, em Faro, que foi construída nos finais do século XV, vai receber a partir deste mês obras de restauro no seu retábulo principal.
Segundo revela a câmara, os trabalhos, com uma duração prevista de quatro meses, serão desenvolvidos pela equipa de conservação do Museu Municipal de Faro. O objetivo é “estabilizar os processos de degradação e perpetuar no tempo os valores patrimoniais do retábulo, uma obra de características barrocas, datada de 1720”.
Esta ermida é dedicada a “São Sebastião, santo protetor das pestes”, tendo sido construída com “o objetivo de afugentar pestes e epidemias”.
A autarquia adianta que “existem outras marcas do passado histórico e artístico deste importante templo – severamente danificado com a invasão das tropas inglesas do conde de Essex, em 1596 – que importam reter e que se revelam quer no interior, com a talha e a azulejaria, quer no exterior, com algumas transformações e remodelações arquitetónicas”.
Em simultâneo com esta intervenção, o Museu Municipal de Faro vai avançar com um conjunto de iniciativas para “aproximar a comunidade ao património e ampliar a rede de pontos turísticos ligados à arquitetura religiosa”.
O programa previsto contempla “visitas guiadas, momentos musicais, palestras e realização de atividades educativas, integradas no plano escolar do Museu”
Pescadores e santa dão passeio no mar
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Mariza, Calema, Bárbara Tinoco e D.A.M.A atuam no Algarve
O Algarve tem nova atração… só para gente corajosa! (com VÍDEO)
Foto do dia: A praia mágica que fica ao fundo de um túnel escavado na rocha