Retail Park de Portimão começa a renascer das cinzas
Em Portimão estão a desenvolver-se as obras que vão fazer com que, literalmente, renasça das cinzas o retail park situado perto do Chão das Donas, que foi destruído por um incêndio, em 2012.
Nas últimas semanas, as máquinas têm estado no terreno, a desenvolver trabalhos de demolição e escavação.
Conforme se pode constatar pela foto, nesta altura já foi demolido o edifício situado no topo poente do terreno, que tinha escapado às chamas, e está a ser preparado o pavimento para acolher a nova estrutura comercial, que passará a ter o nome de Nova Vila Retail Park.
Segundo se pode ler no Estudo de Impacte Ambiental (EIA), que esteve no ano passado em consulta pública, a área total de construção é de pouco mais de 21 mil m2.
O equipamento deverá contar com 20 lojas, que darão emprego a cerca de duas centenas de pessoas, e com um parque de estacionamento com capacidade para acolher 849 viaturas.
Artigo relacionado: Mais dois grandes supermercados vão instalar-se no Parchal, às portas de Portimão
Haverá dois grupos de lojas separadas por um outro, central, onde ficarão os estabelecimentos mais pequenos. Os de maior dimensão serão colocadas nos topos nascente e poente e a circulação pedonal entre as lojas será feita através de uma galeria ao ar livre.
Segundo informações divulgadas em junho do ano passado, o retail pertence a um grupo belga chamado Mitiska REIM, que já tem outros equipamentos do género no nosso país e que no de Portimão deverá investir cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com o EIA, estima-se que a fase de construção da obra se desenvolva ao longo de 12 meses, e que implique, em média, o envolvimento de 50 a 60 trabalhadores e cerca de 100 a 120 em pico.
Ainda segundo aquele documento, uma vez construído e em funcionamento, “a estimativa do volume de negócios gerado nos vários estabelecimentos a instalar é da ordem dos 52 milhões de euros por ano”.
Leia também: Mais dois grandes supermercados vão instalar-se no Parchal, às portas de Portimão
Nova atração algarvia… só para gente corajosa