Alerta para risco de mosquito asiático no Algarve
Os Bombeiros de Albufeira publicaram na sua página do Facebook uma nota em que referem que, segundo a Delegada de Saúde Regional, “esta época do ano, pelas características climatológicas, é propícia à eclosão de ovos de mosquitos, aumentando consideravelmente o seu número no território”.
De acordo com a referida publicação (ver aqui), “as doenças transmitidas por mosquitos podem representar uma emergência em Saúde Pública e são motivo de preocupação crescente no espaço europeu, tornando-se, por isso, de extrema importância a sua prevenção”.
É ainda referido que “o mosquito Aedes albopictus, conhecido vulgarmente como Mosquito Tigre Asiático” é uma espécie com “elevada capacidade de colonizar novos territórios e de se adaptar bem às atividades humanas, tendo já sido identificado na nossa região, em 2018”.
Na nota que está no Facebook dos Bombeiros de Albufeira é salientado que “esta espécie tem importância em Saúde Pública devido ao seu papel na transmissão de alguns agentes patogénicos”.
Os bombeiros realçam que, “face ao apresentado, foi sugerido/solicitado pela Delegada de Saúde Regional que, caso este tipo de mosquito seja detetado nos respetivos territórios, o mesmo seja colocado (vivo ou morto) num recipiente (p.e. frasco de vidro) e entregue no Centro de Saúde local, no Departamento de Saúde Pública”.
Radares algarvios: Saiba onde estão e evite multas
LEIA TAMBÉM:
O Algarve tem nova atração… só para gente corajosa! (com VÍDEO)
Foto do dia: A praia mágica que fica ao fundo de um túnel escavado na rocha