LazerVídeos

Este é um dos mais fantásticos passadiços do Algarve (com VÍDEO)

Partilhe a notícia
pub
pub

Assista aqui ao vídeo

Este é mesmo um dos mais fantásticos passadiços do Algarve. Um imperdível trilho que foi criado por cima de rochas com milhões de anos. São apenas cerca de 600 metros de passadiço. Mas, neste caso, o tamanho não conta.

O percurso liga um antigo forte, onde resta uma ermida, a um local mágico, onde existem formações rochosas extraordinárias.

E no final vamos ainda descobrir uma boneca única no mundo.

Mas antes de começar a caminhada, convém dar uma espreitadela a Carvoeiro – uma das mais belas terras do litoral do Algarve.

Olhem só para esta paisagem de cortar o fôlego. Uma vila encantadora do concelho de Lagoa, que tem uma praia anichada entre falésias altas e um casario que ainda preserva a sua traça típica algarvia.

E pronto, já com os olhos arregalados, viremos a atenção para o antigo Forte de Nossa Senhora da Encarnação.

Foi construído por volta de 1670 e servia, com explica a placa existente no local, para proteger a costa dos ataques de piratas e corsários que pilhavam e faziam cativos, sobretudo durante a secagem do figo. Os piratas e corsários atacavam também as armações de atum e sardinha.

Do forte quase nada restou, mas lá encontramos a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação e alguns edifícios de um antigo posto fiscal.

E, agora, vamos então caminhar pelo passadiço de madeira.

A vista é soberba e cheira a liberdade. E, ao longo do caminho, há locais para descansar as pernas, enquanto se aprecia a paisagem.

Mais a menos a meio do passadiço, vale a pena descer em direção mar.

É preciso passar por degraus e túneis esculpidos nas rochas para alcançar um local que apresenta autênticas esculturas feitas pelas mãos da natureza. As rochas que aqui vem têm uma idade entre 16 e 24 milhões de anos. Esta é a chamada paisagem cársica.

E, pelo caminho, encontramos poças de água deixadas pelo mar nas cavidades dos rochedos. Não tenha pressa a descobrir este local. Tenha, sim, algum cuidado para não escorregar.

Assista aqui ao vídeo

Depois da visita a este recanto, há que subir os degraus escavados nas rochas para regressar ao passadiço, que está lá em cima.

O destino é o Algar Seco. E é aí que está a tal boneca, que vamos conhecer mais à frente.

O Algar Seco é um ex-líbris da costa algarvia. Este é um monumento natural, com extraordinárias formações rochosas moldadas ao longo de milhões de anos pela natureza.

Além da vista deslumbrante de que se pode usufruir para o mar o mar e a costa, este local mágico tem pequenas piscinas naturais, que enchem e vazem ao sabor das marés.

E na imensidão de formas que se podem ver por aqui, encontramos rochas de olhos abertos para o mar.

E agora vamos então conhecer a Boneca. A Boneca é, afinal, uma gruta que acaba em duas aberturas para o mar, uma espécie de janelas.

O nome Boneca resultará da forma que o cimo da rocha tinha antigamente – parecia uma boneca, ao ser vista do mar.

E nesta gruta com vista para o mar há ainda bancos feitos na rocha, que dão mesmo jeito para descansar depois da caminhada pelo passadiço. Um passadiço que é, certamente, um dos mais belos do Algarve.

Assista ao vídeo aqui:

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 31.681 times, 2 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE