Cultura

Concerto e documentário na Fortaleza de Sagres

Partilhe a notícia
pub
pub

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) assinala o 8.º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu (MPE) ao Promontório de Sagres, no próximo sábado, dia 2 de dezembro, a partir das 16h00, com o concerto multimédia “Memória da Paisagem”, no auditório da Fortaleza de Sagres.

O espetáculo recorre à criação e improvisação musical ao vivo com instrumentos eletrónicos, inspirada em paisagens sonoras recolhidas previamente na região de Sagres e Lagos, chamando a atenção para a importância da preservação das paisagens, enquanto património cultural e natural a preservar. Este é um projeto de Rui Santana e Filipe Pilar, promovido pela Questão Repetida – Associação Cultural.

O programa cultural da DRCAlg, DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, encerra no dia seguinte, domingo, 3 de dezembro, às 16h00, e os protagonistas são os pescadores da Fortaleza de Sagres, com a apresentação do documentário “A Fortaleza dos pescadores”, um projeto da ATGDM – Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica.

Esta é uma obra que aborda sobretudo a relação dos pescadores com a Fortaleza e as várias fases pelas quais esta relação tem passado.

“A Fortaleza dos Pescadores”, concebido entre os meses de junho e novembro de 2023, foi realizado e filmado por Ana Medeira, com o guião de Fúlvia Almeida, a música original de Diogo Russo e as imagens aéreas de Carlos Neto.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva através do emailamedeira@gmail.com

Entretanto, no dia 5, terça-feira, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe, entre as 14h00 e as 17h00, um workshop de Empreita, promovido pela Avonde – Associação Cultural.

A iniciativa é destinada à comunidade sénior da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e será orientado por Manuela Caneco, figura que se destaca no contexto local, pelo conhecimento que detém no domínio desta técnica ancestral. Nesta atividade, a orientadora fará uma breve introdução sobre as origens e sobrevivência desta técnica, a modalidade de colheita e secagem das folhas de palma, ensinando os participantes a realizar um objeto em empreita.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Este é um dos mais fantásticos passadiços do Algarve

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 61 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE