Cultura

Nuno Campos Inácio apresenta livro sobre a história de Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub

A Igreja do Colégio de Portimão vai ser palco da apresentação do primeiro volume de uma cronologia documental, integrada obra “Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Vila Nova de Portimão”, da autoria de Nuno Campos Inácio.

O evento está agendado para as 21h00 desta sexta-feira, dia 8 de dezembro. A cerimónia contará com um apontamento musical a cargo da Academia de Música de Portimão e com uma declamação de poemas por Manuel Neto dos Santos. 

Integrada nas festividades de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da cidade de Portimão, a escolha do local da apresentação está associada à própria obra, uma vez que entre os documentos que compõem a obra a apresentação encontram-se os da doação de Diogo Gonçalves que permitiu a edificação do monumento, mas também os documentos instituidores de várias antigas capelas da cidade, hoje desaparecidas, mas cujas imagens religiosas integram os vários altares da Igreja do Colégio.

A obra a apresentar, editada pela Arandis Editora tem 400 páginas, é o resultado de uma investigação documental e genealógica a que o autor se dedica há 17 anos. O livro, cujo prefácio da autoria de José Carlos Vilhena Mesquita, é composto por uma relação de 997 documentos sobre o concelho de Portimão, organizados cronologicamente e produzidos entre 1189 e 1699, sendo muitos deles integralmente transcritos e publicados pela primeira vez e outros apresentados de forma resumida.

Este será o primeiro tomo do volume de uma cronologia mais vasta (composta por 5 volumes), que conta com cerca de 2.000 páginas, com documentos produzidos até à elevação de Portimão a cidade, em 11 de Dezembro de 1924, constituindo esta iniciativa privada o arranque das comemorações do centenário da elevação de Vila Nova de Portimão a cidade e dos 25 anos de produções literárias do autor. 

Seguindo o modelo estabelecido para outros trabalhos do mesmo género já concluídos, como sejam os Levantamentos Enciclopédicos das Famílias de Barão de São Miguel, de Sagres (3 volumes) e de Ferragudo (3 volumes), este trabalho apenas diverge pela sua dimensão muito superior e por trabalhar em simultâneo todas as freguesias do concelho de Portimão (Alvor, Mexilhoeira Grande, Portimão e antiga freguesia da Senhora do Verde). 

O autor e a Arandis Editora decidiram fazer uma campanha de lançamento com o desconto especial de 10 euros por volume para quem fizer uma pré-reserva da obra, aqui, ou comparecer pessoalmente na cerimónia de lançamento.

Nuno Campos Inácio é natural de Portimão, licenciado em Direito e doutorando em Estudos de Património pela Universidade do Algarve. Iniciou a sua atividade literária em Dezembro de 1999, sendo autor de 27 títulos publicados e de vários artigos integrados em revistas. Em 2009 lançou o portal de «Genealogia do Algarve», que em 2017 passou a compilar para livros, contando nesta segunda fase com o apoio dos municípios de Lagoa e de Vila do Bispo. Em 2016 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Literário Santos Stockler.

Leia também: Os eventos que animam o Algarve em dezembro

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Invasão de novos hotéis em Portimão e Lagos

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 63 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE