Cultura

Vai ser assim o programa comemorativo do 25 de Abril em Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub

Concerto de José Cid e lançamento da primeira pedra da construção de 200 fogos destinados à habitação a custos controlados (ambos no dia 24) são dois dos principais destaques do programa comemorativo do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974.

O programa completo é o seguinte:

17h00: Tertúlia “Nós estávamos em Portimão no 25 de Abril”, com organização do GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, no Museu de Portimão.

10h00: Iniciativa “Exploradores da Cidadania”, que terá lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, com a participação de alunos do 10º ano da Escola Secundária da Bemposta em reunião de câmara.

13h30: Espetáculo musical para alunos do concelho “O Proibido, os Jovens e o 25 de Abril de 1974”, no TEMPO, com a atuação interativa e de improviso dos artistas Rui Afonso e Brais Álvarez. Haverá uma outra sessão no dia seguinte, à mesma hora.

18h00: Inauguração, na Casa Manuel Teixeira Gomes, da exposição “Memórias de Abril”, que apresenta meia centena de documentos fotográficos inéditos, captados pelo fotojornalista Marques Valentim e que ilustram 50 anos de democracia. A mostra pode ser apreciada até 31 de maio, no seguinte horário: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às17h00, e aos sábados, entre as 14h00 e as 17h00.

19h00: Inauguração, no Museu de Portimão, da exposição “the portuguese prison photo projet”, que permite ao público uma perceção das prisões portuguesas pela fotografia de imagens contemporâneas de dois fotógrafos, o português Luís Barbosa e o suíço Peter Schulthess, que deram especial enfoque na detenção política pré 1974. Patente até 1 de setembro, a mostra é uma organização conjunta da Associação GefangnisForschung-Suiça e da Câmara Municipal de Portimão, podendo ser vista no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

No âmbito desta exposição, decorrerá a conferência “Prisões e regimes de detenção em Portugal: antes e depois de 1974” (das 14h00 às 18h30) que, neste primeiro dia, contará com a participação dos dois fotógrafos, para falarem sobre os seus objetivos, ideias de projetos e mostras anteriores.

10h00/13h30: Segunda parte da conferência “Prisões e regimes de detenção em Portugal: antes e depois de 1974”, no Museu de Portimão. Participam representantes da administração prisional portuguesa e de órgãos de observação nacionais e internacionais.

15h00: Inauguração e apresentação pública do Centro de Dia São Camilo de Léllis, espaço inclusivo do Centro de Apoio a Idosos de Portimão.

11h00: Lançamento da primeira pedra do projeto municipal de construção de 200 fogos destinados à habitação a custos controlados, a erigir na zona de Vale de Lagar. O projeto faz parte da estratégia de combate às carências habitacionais do concelho e contempla a construção de 85 fogos T1, 105 fogos T2 e dez fogos T3.

15h00: Inauguração da escultura “Flores de Abril”, de Santos Carvalho, que ficará na Rotunda Moinhos de Maré, junto ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão. Esta peça escultórica foi criada com o intuito de dignificar a revolução pacifica e o seu impacto na sociedade portuguesa, enaltecendo os valores da democracia e realçando os 50 anos do 25 de Abril.

18h00: O Museu de Portimão recebe a apresentação do livro “O Algarve em transe – Os Loucos Anos 60 e 70 em Portimão”, de Maria João Raminhos Duarte, numa edição promovida pela Câmara Municipal de Portimão, através da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. Na obra, a autora relata com detalhes os acontecimentos que marcaram as décadas de 1960 e 1970 em Portimão e no Algarve, desde o ‘boom’ do turismo até à Revolução dos Cravos, constituindo uma leitura essencial para quem quer entender o passado e o presente desta terra e da própria região algarvia.

21h00: Concerto de José Cid, no Portimão Arena. A entrada para o espetáculo é gratuita, sendo necessário bilhete, que pode ser levantando a partir de 19 de abril no Portimão Arena, no Teatro Municipal de Portimão ou no Museu de Portimão.

9h00: Na Praça 1.º de Maio serão hasteadas as bandeiras, a uma largada de pombos, arruada e à interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

10h00: Início da Corrida da Liberdade, junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes.

10h30: Sessão solene das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, no salão nobre dos Paços do Concelho, com intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, da presidente deste órgão autárquico e da presidente da Câmara Municipal de Portimão.

15h00: Assinatura dos contratos programa relativos a este ano entre o Município de Portimão e o movimento associativo, no salão nobre dos Paços do Concelho.

18h00: Inauguração, junto ao Clube Naval de Portimão, das peças produzidas por ocasião do 8.º Simpósio Internacional de Escultura, sob o tema “Liberdade”, que contou com a participação dos escultores Hitoshi Tanaka (Japão), Liu Yang e Li Zhao (China), Aktham Abdulhamid (Síria) e Canan Zongur (Turquia), sob produção da Associação Cultural Cuneo Sularte.

19h00: Início, na antiga Lota, da cerimónia de homenagem aos autarcas portimonenses, com apresentação da reedição do livro “Poder Autárquico em Portimão – 50 anos”, numa sessão aberta a todos cidadãos que já desempenharam funções nos diversos órgãos autárquicos do concelho, entre câmara e assembleia municipal e juntas e assembleias de freguesia.

21h00: João Ventura apresenta o livro “Ácido”, de Luís Filipe Sarmento, no Clube União Portimonense.

– O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo de dança “Memórias Vividas”, a cargo da Associação Cultural Dancenema, por encomenda da Câmara Municipal de Portimão. Estão agendadas, para as 11h00 e as 15h00 do dia 26, duas sessões dirigidas às escolas, enquanto o público poderá apreciar este espetáculo de dança no dia 27 de abril, a partir das 21h00, devendo adquirir o respetivo bilhete em https://tempo.bol.pt

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Barco deu luta mas acabou por ser retirado da praia

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 408 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE