Autarquias

Lagos: preço da água sobe 3,3%

Partilhe a notícia
pub
pub

A Câmara de Lagos anunciou uma atualização de 3,3% no tarifário de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, medida que entra em vigor a partir de 1 de maio.

Esta decisão, diz a autarquia, vai ao encontro das recomendações da ERSAR, entidade reguladora do setor, a quem cabe “emitir parecer prévio sobre a conformidade das tarifas dos sistemas municipais face às regras legais e contratuais aplicáveis”.

A edilidade lacobrigense acrescenta que o valor do aumento corresponde “à taxa de inflação verificada em 2023, e acontece num cenário de escassez de recursos hídricos, uma vez que, apesar de alguma recuperação das reservas de água armazenada nas barragens e da redução do consumo de água registada no mês de março (face ao período homólogo do ano anterior), o Algarve mantém-se em situação de seca hidrológica extrema”.

Esta decisão, garante a câmara, “não altera, no entanto, as isenções e reduções previstas para os consumidores domésticos (tarifário social e tarifário familiar) e não-domésticos especiais, que se mantêm em vigor para apoiar os cidadãos e famílias com maior dificuldade em fazer face aos encargos resultantes do consumo de bens e serviços essenciais”.

O presidente da autarquia, Hugo Pereira, refere que têm vindo a ser implementadas medidas para reduzir as perdas de água no concelho, destacando o investimento de cerca de 7 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus, na instalação de 52 Zonas de Medição e Controlo, que permitem monitorizar 62 quilómetros de rede, e a renovação de condutas.

LEIA TAMBÉM:
Projeção da NASA: Lagos é uma das zonas do País de maior risco com subida do mar

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Esta é a joia da costa de Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 45 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE