Cultura

Os eventos que animam Loulé em outubro

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Cineteatro Louletano prossegue, em outubro, a sua programação.

Os destaques principais vão para um concerto de Maria João e Carlos Bica (dia 1, 21h00), o Festival Política (dias 17 a 19) e o concerto “Anónimos de Abril” (dia 26).

Mas há muitas outras proposta. Confira aqui a agenda completa:

21h00: Concerto que junta em palco a cantora Maria João e o contrabaixista Carlos Bica.

19h00: Arranque do 26º Festival de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado, numa produção do Cineteatro Louletano. O concerto é com os Alta Bellezza, um trio oriundo da Alemanha, especializado na interpretação historicamente informada em instrumentos de alta capella como as charamelas, o trompete antigo e a gaita de foles. O festival prolonga-se até dia 27 e passa por Loulé, Alte, Quarteira, Almancil, Boliqueime e Querença.

21h00: Espetáculo de dança, com uma criação de José Laginha e Marlene Vilhena. A coprodução entre o Cineteatro Louletano e o Teatro das Figuras chama-se “… e vi o Céu”.

17h00: Espetáculo “Abril em Portugal”, pelo grupo Ao Luar Teatro, peça apoiada pela Bolsa de Apoio ao Teatro de Loulé. A companhia, sediada em Alte, celebra os cinquenta anos do 25 de Abril de 1974 numa reunião de artistas, atores, atrizes e músicos que, em sintonia com a liberdade, se reúnem num espetáculo que contará e cantará Abril. Tudo a partir do texto “Abril em Portugal”, de Hélder Costa, espetáculo com que o grupo de teatro “A Barraca” comemorou os 25 anos da Revolução dos Cravos.

18h00: O Palácio Gama Lobo acolhe um fórum do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cineteatro Louletano. Trata-se do Programa ATOS, que promove várias atividades (fóruns, formações e uma conferência) em Loulé, entre setembro e dezembro.

21h00: Sessão de cinema francês, promovido pela Alliance Française, no Auditório do Solar da Música Nova. Desta vez, o filme a exibir é “Pétaouchnok”, de Edouard Deluc, título produzido em 2022.

21h00: Espetáculo de teatro e dança, pela Companhia Maior. A coreografia é de Aldara Bizzaro, os textos são de Patrícia Portela e a música é de Noiserv. “Agora Nascíamos Outra Vez” projeta os imaginários para uma ficção coreográfica, num tempo em que os jovens de hoje terão a idade dos seus avós, inundado pelas crises do mundo presente, do clima, da violência e da desigualdade. A sessão da noite conta com o recurso de Audiodescrição (AD), para pessoas cegas e/ou com baixa visão e inclui uma conversa com o público. O mesmo acontece na sessão para escolas, que acontece às 10h30.   

17h00: Peça de teatro “Traço Descontínuo”, pela Associação Amigos do Alentejo, numa encenação de Carolina Santos (Mákina de Cena).

– Festival Política. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação do Política – festival nacional que a sul acontece em Loulé – convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões para aumentar a participação dos cidadãos, seja nas instituições, nos atos eleitorais ou nas suas comunidades. O festival aposta na acessibilidade e por isso os conteúdos orais do Festival Política têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Todos os filmes são também legendados em português. O Política inclui ainda oficinas e um filme dirigido às escolas.

11h30: Regresso dos Concertos “Crescendo” ao Auditório do Solar da Música Nova. Estes concertos são promovidos pelo Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, em parceria com o Cineteatro Louletano. Os “Crescendo” são oportunidades únicas para assistir à evolução dos jovens talentos desta escola pública de música, a única do seu género a sul do país.

17h00: Concerto de André Murraças, que apresenta o seu primeiro álbum a solo, “Regularmente Irregular”. Para ver e ouvir no Auditório do Solar da Música Nova.

21h00: Peça de teatro “Volta para a tua terra” sobre Portugal, o Brasil, as ligações entre ambos e a vida dos brasileiros (e de outros imigrantes) no nosso país. “Volta para a tua terra” é uma criação de Keli Freitas, brasileira residente em Portugal, na qual, a partir da busca pela sua bisavó portuguesa, desafia as ideias de imigração e pertença.

Concerto “Anónimos de Abril”, com Alexandre Alves na bateria, Carlos Garcia no piano e clarinete, Marco Reis nas guitarras e bandolim e Luís Pinto no baixo, com músicas e voz de Rogério Charraz e as vozes de Joana Alegre e João Afonso.

10h00 e 11h30: Concerto para bebés, pela Musicalmente. “Livre pelas palavras”, com a cantora e compositora Luísa Sobral. Nestes espetáculos, os bebés são, na maior parte das vezes, os principais protagonistas. 

17h00: Concerto pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC. Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira local.

21h00: A associação Folha de Medronho, sediada em Loulé, apresenta a peça de teatro “Plástico Poder”, de Felipe Martinez, com as atrizes Sara Vicente e Catarina Estácio e a consultoria artística de João de Mello Alvim, peça que terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

(Visited 126 times, 14 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE