Neste concelho do Algarve foram registadas 136 ocorrências
A Câmara de Castro Marim revela que, entre as 14h00 de sexta-feira e as 03h00 de sábado, foram registadas e respondidas 136 ocorrências em todo o concelho, relacionadas com as fortes chuvas.
Em jeito de balanço, a autarquia explica que aconteceu um fenómeno extremo de precipitação num curto espaço de tempo e que coincidiu com horas de maré alta, “dificultando o bom funcionamento dos sistemas de drenagem, apesar dos trabalhos de prevenção que são realizados ao longo do ano”.
Em Castro Marim foram registadas “algumas inundações em zonas crónicas como as áreas envolventes à Santa Casa da Misericórdia, ao Campo de Futebol, à Casa do Sal, a rua de S. Sebastião e no Monte Francisco, levando até ao corte parcial da Estrada Municipal 122”.
Na localidade de Altura houve registo de inundações na “zona central e a norte, levando ao corte temporário de ruas e estradas, demonstrando que existem problemas no sistema de drenagem que têm de ser resolvidos, apesar do emissário submarino estar em pleno funcionamento”, refere a edilidade.
A situação mais grave, frisa a câmara, teve lugar no sítio da Fonte, em São Bartolomeu, onde “uma inundação numa habitação levou a que duas pessoas fossem realojadas temporariamente, durante uma noite, pelo Município de Castro Marim, que rapidamente resolveu este problema”.
Entretanto, no Cabeço da Junqueira, onde decorre uma intervenção de pavimentação orçada em 250 mil euros, “parte dessa obra ficou totalmente destruída devido à chuva forte”.
Noutros pontos do concelho foram ainda registadas “outras ocorrências, como a inundação de habitações, terrenos agrícolas, quedas de árvores e pedras”.
Portimão e Lagoa preparam linha de transporte público urbano comum
Assista aqui a todos os nossos vídeos