Barcos de pesca com sistema de monitorização contínua nesta zona do Algarve
As embarcações licenciadas para a pesca comercial no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve-Pedra do Valado vão ter de estar equipadas com um sistema eletrónico de monitorização contínua.
O sistema tem como objetivo a monitorização e estimativa do esforço de pesca. O prazo inicial estabelecia essa obrigatoriedade a partir de 1 de janeiro, mas o prazo foi agora alargado até 30 de junho.
As embarcações devem ter instalado e operacional um equipamento de monitorização contínua que transmita a informação da localização da embarcação em tempo real através do sistema de posicionamento global (GPS) e um módulo de comunicações sem fios.
Isto mesmo consta de um despacho conjunto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Entretanto, as embarcações marítimo-turísticas que realizem atividades de pesca lúdica devem instalar o sistema até 31 de março.
O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado situa-se entre o Farol de Alfanzina (concelho de Lagoa) e a Marina de Albufeira, tem uma área total de 156 Km2, desde a costa até aos 50 metros de profundidade, frente aos concelhos de Albufeira, Silves e Lagoa.
Leia também: As ondas gigantes de Sagres (com VÍDEO)

Assista aqui a todos os nossos vídeos