PSD acusa Câmara de Portimão de “postura ambígua” em relação a projeto previsto para a Mexilhoeira Grande
O PSD de Portimão acusa a câmara local de se remeter a “um silêncio ensurdecedor” ao longo de quase toda a sessão de esclarecimento sobre o projeto de Ecossistema Circular de Produção de Água, Energia e Alimentos, que decorre na Mexilhoeira Grande.
Desde logo, este partido critica a ausência do presidente da autarquia, que terá alegado “razões pessoais”, um tipo de justificação que, alega a Comissão Política do PSD, ” serve para tudo”.
Em sua substituição marcou presença a vereadora Sandra Pereira, que, refere esta estrutura política em comunicado, terá afirmado “estar ali tal como a população para obter esclarecimentos. Mais grave ainda, declarou desconhecer se havia ou não um contrato de arrendamento já assinado com o dono do terreno onde o projeto se pretende instalar, numa atitude que demonstra, entre outras coisas, a leviana irresponsabilidade do executivo permanente no exercício das suas funções”.
O PSD lembra que a autarquia apresenta este projeto na “Exposição Portimão 2034 – O Futuro em 100 projetos”, como “uma iniciativa inovadora e sustentável”, mas agora alega que “ainda não tomou nenhuma decisão, que não existe pedido de licenciamento e que, portanto, não pode garantir que irá aprová-lo”.
Esta “postura ambígua e em cima do muro é inexplicável para uma entidade que figura como parceira do projeto e que deveria ter um posicionamento claro sobre a sua viabilidade”, acrescenta aquele partido.
Apesar das explicações dadas por investigadores e promotores do projeto muitos cidadãos presentes na sessão “continuam a ter reservas quanto aos impactos ambientais, sociais e económicos da iniciativa”.
Em face disso, o PSD defende que a câmara “tem a responsabilidade de ajudar o promotor a encontrar uma nova localização para a infraestrutura. Esse novo local poderá ser, eventualmente, em terreno municipal que reúna condições mais adequadas e que responda às legítimas preocupações da população, nomeadamente no que diz respeito ao impacto ambiental, ao ruído, aos odores e ao aumento do trânsito de veículos pesados”.
Leia também: Esta rua de Portimão vai estar em obras e condicionada ao trânsito

Assista aqui a todos os nossos vídeos