Portimão vai ter mais viadutos e rotundas (com VÍDEO)
Nos próximos tempos, Portimão pode vir a ter mais dois viadutos, duas rotundas e um túnel maior.
Um dos viadutos já é praticamente uma realidade. Passa por cima da linha férrea numa zona situada perto da estação e vai desembocar na rotunda do Portimão Arena.
O objetivo é acabar com a circulação automóvel na passagem de nível. Assim, quando este viaduto entrar em funcionamento quem, a partir da cidade, circular na direção do hospital passa a ter de usar este viaduto ou então a saída das Cardosas, a partir da avenida Paul Harris.
Trata-se de uma obra da responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal e está incluída na empreitada de eletrificação da linha ferroviária do Algarve.
Entretanto, uma das medidas inscritas no plano de trânsito de Portimão é a construção de um outro viaduto e de uma rotunda.
Ficarão junto à ponte velha e vão permitir que os condutores desçam para a zona situada por trás dos restaurantes das sardinhas.
Daí podem seguir, por exemplo, em direção ao referido viaduto sobre a passagem de nível que, atualmente, está em adiantada fase de construção.
Extensão do túnel em estudo
Neste plano de trânsito também se prevê estender o túnel das Cardosas mais uns metros até uma zona situada entre os dois postos de combustíveis que ficam junto à estrada que leva à rotunda do hospital.
Para essa zona está, igualmente, a ser estudada a possibilidade de construção de uma rotunda, exatamente por cima do túnel.
Outra opção que está em cima da mesa é criar mais uma estrada de ligação à rotunda do hospital.
Assim, os condutores que saíssem da cidade pelo viaduto sobre a via férrea, depois de passarem junto ao Portimão Arena e ao Centro de Emprego poderiam seguir em frente, pela nova estrada, sem terem de utilizar a que liga as Cardosas ao Hospital.
Mas, para já , o que é certo é que a construção do viaduto sobre a linha férrea está a aproximar-se do seu final.
E, em face disso, deverá estar para breve, por parte da Câmara de Portimão, o anúncio público de decisões definitivas sobre todas estas e outras eventuais alterações na circulação de trânsito, bem como o lançamento dos respetivos projetos e concursos.