Portimão: golfinho encontrado morto próximo da barra
Um golfinho, com mais de dois metros de comprimento, foi descoberto morto próximo da barra de Portimão. Foi o décimo cetáceo a dar à costa no Algarve, este ano.
Segundo revelou hoje a Rede de Arrojamentos do Algarve para cetáceos e tartarugas marinhas (RAAlg), através de uma publicação na sua página de Facebook, o alerta foi dado por um pescador, no passado dia 1 deste mês, o qual se disponibilizou “para transportar o animal para terra, para que pudesse ser analisado”.
A RAAlg explica que se tratava “um golfinho-comum (𝘋𝘦𝘭𝘱𝘩𝘪𝘯𝘶𝘴 𝘥𝘦𝘭𝘱𝘩𝘪𝘴) macho, de 217 centímetros de comprimento total e 86,85 quilos de peso”.
“Além de uma carga parasitária elevada no pulmão e de algum líquido nas cavidades torácica e abdominal, não foram registadas quaisquer lesões, tanto a nível interno como externo, que nos permitissem tirar conclusões quanto à causa de morte”, diz a RAAlg.
Esta entidade agradece “ao pescador”, bem como “ao piquete da Polícia Marítima de Portimão por todo o apoio de logística e resolução célere desta ocorrência, e ainda, à equipa do Porto de Apoio Naval de Portimão, pelo auxílio nas manobras de remoção do animal da água”.
(Foto: RAAlg)

Assista aqui a todos os nossos vídeos