Morreu Rolando Rebelo
Morreu Rolando Rebelo, figura muito conhecida na cidade de Portimão.
Tinha 56 anos e trabalhava na Biblioteca local.
Ao que apurámos, encontrava-se fora do País quando se sentiu mal, o que o obrigou a ir ao hospital, onde viria a falecer.
Grande apreciador das artes, em especial, literatura, cinema, desenho e música, tinha uma especial paixão pelos Rolling Stones e Xutos & Pontapés.
Aliás, escreveu dois livros sobre essas icónicas bandas. Conforme contou ao nosso jornal, em 2021 (aqui e aqui), começou por recolher depoimentos de portugueses influenciados ou que tiveram contacto direto com a banda de Mick Jagger.
Depois ‘bombardeou’ fotógrafos para lhe cederem fotos dos Stones e, na fase final, moveu ‘mundos e fundos’ para conseguir pequenos testemunhos dos músicos da banda.
Já depois do livro em causa, «Rolling Stones em Portugal», ser publicado, teve a possibilidade de, nos bastidores de um concerto, trocar algumas palavras com Keith Richards e Ron Wood.
Uma das pessoas com quem falou, aquando da elaboração do livro sobre os Stones, foi o malogrado Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés. Dessa ligação acabou por surgir a oportunidade de ser ele a escrever o livro oficial comemorativo dos 35 anos daquela mítica banda.
Para isso passou a integrar a comitiva dos Xutos & Pontapés durante algum tempo. Viajou e falou com eles, foi aos concertos, viu o ambiente, tirou milhares de fotografias e assistiu a muitas histórias e episódios que, por respeito à banda, nunca revelou.
Mais recentemente, em 2024, Rolando Rebelo aventurou-se na ficção e lançou, através da Arandis Editora, o livro «Compre-me – Histórias para os filhos contarem aos pais antes de adormecerem».
Leia também:
O portimonense que sabe tudo sobre os Xutos e os Rolling Stones
Na estrada com os Xutos & Pontapés









