Sociedade

Salvamento dramático no Algarve prova eficácia dos novos helicópteros, diz INEM

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Um salvamento realizado numa praia algarvia é apontado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) como um exemplo da eficácia das novas aeronaves que fazem o helitransporte de emergência médica.

“Os helicópteros ao serviço da emergência médica, operados desde julho de 2025 pela empresa Gulf Med, já realizaram 150 missões apenas nos meses de julho e agosto”, refere o INEM. E acrescenta que as novas aeronaves “têm demonstrado a sua versatilidade, agilidade e rapidez”, apresentando como uma das suas principais mais-valias “a capacidade de aterragem em areia”. 

O INEM aponta como “um dos exemplos dessa eficácia” o caso ocorrido no dia 21 de setembro, em Lagos, numa “situação de afogamento resultante de um acidente de mergulho”.

“A vítima, inconsciente e sem respirar, recebeu de imediato manobras de reanimação iniciadas pelo nadador-salvador, às quais se juntaram as equipas da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Lagos e do Helicóptero de Emergência Médica com base em Loulé”, explica o instituto.

“As manobras de Suporte Avançado de Vida (SAV) realizadas pelas equipas do INEM permitiram recuperar a vítima, que foi posteriormente helitransportada para o Hospital de Faro”, acrescenta o INEM.

Esta entidade garante que, “apesar do arranque faseado da operação, o feedback muito positivo dos operacionais do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) do INEM confirma uma evolução significativa nos níveis de prontidão, agilidade e rapidez do serviço de helitransporte de emergência médica em Portugal”.

(Foto: INEM)

Leia também: Mulher e criança feridas em acidente no concelho de Portimão

Vídeos em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE