CulturaEventos

Vila do Bispo em festa

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Vila do Bispo assinala, a 22 de janeiro, o seu Dia do Município e o Dia do seu Padroeiro, São Vicente, com um vasto e diversificado programa comemorativo que integra iniciativas de carácter cultural, religioso, institucional e desportivo, dirigidas a toda a população.

As festividades decorrem de 10 a 25 de janeiro.

As comemorações têm início amanhã, 10 de janeiro, em Budens, com o Encontro das Janeiras, reunindo o Grupo de Cantares de Vila do Bispo e convidados, num momento de celebração das tradições populares.

No dia seguinte, 11 de janeiro, Sagres acolhe o concerto de Ano Novo da Orquestra do Algarve, sob a direção do Maestro Martim Sousa Tavares.

O programa prossegue no dia 17, com a inauguração da 27.ª Mostra de Artistas do Concelho de Vila do Bispo, uma iniciativa que visa evidenciar a criatividade e o talento locais, e no dia 18, com a apresentação do documentário “Canas das Hortas”, no Auditório do Museu de Vila do Bispo.

No dia 20 de janeiro, o município assinala o 2.º aniversário do Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, com a apresentação do trabalho coletivo “Herbário de Vila do Bispo”, desenvolvido pelos alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular.

O ponto alto das comemorações ocorre a 22 de janeiro, feriado municipal, Dia do Município e Dia de São Vicente, com o hastear da bandeira, a Sessão Solene da Assembleia Municipal e a celebração da Eucaristia, seguida da Procissão em honra de São Vicente.

As celebrações incluem ainda iniciativas como “À Noite no Museu de Vila do Bispo – misteriosa viagem na penumbra da história”, eventos desportivos, a cerimónia de homenagem aos funcionários do município que se reformaram em 2025 e a entrega dos Prémios de Mérito Escolar, bem como, momentos musicais de destaque, nomeadamente o concerto de Luís Trigacheiro, em Sagres, e o espetáculo do acordeonista Tino Costa, em Barão de São Miguel.

O programa prevê também a realização da Marcha e Corrida de Budens no último dia do evento.

Vídeo em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE