Tempestades no litoral algarvio: os danos deste ano e as obras previstas
As tempestades deste ano causaram 59 ocorrências no litoral do Algarve, sendo a maioria dos casos relacionada com danos em arribas e redução do areal das praias, segundo um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A zona costeira mais afetada situa-se entre os concelhos de Loulé e de Lagos. Entre os casos mais significativos, destaque para a erosão provocada pelas intempéries nas praias do Forte Novo (Loulé) e da Fuzeta (Olhão), bem como para a degradação causada nas arribas da praia dos Careanos, em Portimão, e no emblemático rochedo da praia do Peneco, em Albufeira.
As situações registadas no Algarve correspondem a 8,8% do total do País.
Entretanto, a APA prevê um investimento de 15 milhões de euros até final de maio (início da época balnear) em intervenções de urgência no Continente e 12 milhões até dezembro, estimando que, num curto/médio prazo, sejam investidos cerca de 84 milhões de euros.
No Algarve, as intervenções previstas a curto prazo dizem respeito à reparação de acessos e obras de proteção costeira, abrangendo prioritariamente a Praia do Forte Novo e a Praia do Peneco.
Leia também: Projeto milionário de 108 milhões de euros na construção de dois hotéis (com vídeo)
Vídeo em destaque:











