Nestas terras do Algarve a tradição dos Maios continua viva
A aldeia de Santa Rita e a praia da Manta Rota (freguesia de Vila Nova de Cacela) voltam a viver a tradição dos Maios, no Dia do Trabalhador (1 de maio).
Em Santa Rita, os Maios podem ser vistos durante todo o dia, nas ruas da aldeia, numa organização da Câmara de Vila Real de Santo António, através do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), e da população local.
No que diz respeito à Manta Rota, a iniciativa é promovida pela associação “A Manta” e por Maria Cândida Justo, popularmente conhecida por «Candinhas». A exposição de Maios pode ser vista, a partir do dia 1, na estrada Dr. Luís Medeiros Antunes, na Estrada da Manta Rota (a partir da zona pedonal e até ao antigo casino/posto de Turismo) e junto ao balneário público.
Os Maios ou Maias são uma tradição em algumas zonas do Algarve. Conforme explica a Câmara de Vila Real de Santo António, trata-se de “bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho real, com enchimento de palha, trapos ou jornais amachucados e vestidos com roupa usada”, sendo feitos pelas “populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais e objetos de uso comum, encenando atividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso”.
A autarquia acrescenta que “bonecos ou personagens vivas como as Maias (já menos frequentes) são reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera, assinalando a renovação da natureza”.










