Vila Real de Sto. António recorda chegada do comboio

Em Vila Real de Sto. António está a festejar-se uma data histórica: a chegada do comboio ao concelho, que aconteceu há 110 anos.

O programa arrancou no dia 11 com a inauguração da exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve”, que estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, até ao final de Maio.

No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (Antiga Escola Primária de Santa Rita), será possível visitar a Exposição “Cais de Embarque”, pelo Ovelha Negra Colectivo, de 19 de Março a 30 de Abril, que exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jacto de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos Caminhos de Ferro Portugueses.

No dia em que se comemoram os 110 anos da chegada do comboio a VRSA, a 14 de Abril (Quinta-feira), pelas 18h00, no Arquivo Histórico Municipal ARM, será a vez do historiador Hugo Cavaco dar a conhecer um pouco mais deste episódio, tendo como mote o livro de sua autoria, intitulado “1899 – Deverá o comboio chegar a Vila Real de Santo António?”. A conversa decorrerá no âmbito do ciclo “Arquivo entre Histórias”, estando também associada à iniciativa «Sinónimos de Leitura”, promovida pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

No dia 17 de Abril (Domingo), pelas 9h30, realizar-se-á o passeio “Um olhar sobre os caminhos-de-ferro em Vila Real de Santo António”, orientado pelo Historiador Marco Lopes, director do Museu Municipal de Faro. A iniciativa está igualmente integrada no ciclo de passeios pedestres «Passos Contados».

O ponto de encontro será no Arquivo Histórico Municipal, às 9h30, e o percurso incluirá uma visita à exposição e uma viagem de comboio até Cacela, com especial enfoque nas transformações operadas na realidade económica e social da região que a chegada do comboio permitiu.

Na Sexta-feira, 22 de Abril, pelas 18h00, será apresentado, no Arquivo Histórico Municipal António Roa Mendes, o nº2 da Revista «Promontoria Monográfica – História do Algarve» // «Fragmentos para a História do Turismo no Algarve», que reúne um importante conjunto de trabalhos de investigação acerca da história do turismo da região na sua relação com o impacto da chegada do comboio ao Algarve. A iniciativa estará também integrada nos «Sinónimos de Leitura».

Em Maio, entre os dias 9 e 20, terá lugar, no edifício dos Paços do Concelho, uma Exposição de Filatelia alusiva à temática da chegada do comboio a VRSA. A mostra é promovida pela Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e está associada às comemorações do dia da cidade (13 de maio).

 Leia também:

Câmara de Silves quer dinheiro comunitário para renovar a cidade

Subscreva a nossa Newsletter

(Visited 299 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.