Festa Grande da Mãe Soberana é no Domingo

pub
pub

É já este Domingo (10 de Abril) que se realiza uma das mais tradicionais e populares manifestações religiosas algarvias.

Trata-se da Festa Grande da Mãe Soberana, que constitui o ponto alto das celebrações em honra de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Cidade, que se realizam em Loulé.

A anteceder a grande procissão, têm lugar, ao longo de vários dias, uma série de iniciativas. Na Quinta, Sexta e Sábado (7, 8 e 9 de Abril), pelas 21h00, na Igreja de S. Francisco,realiza-se o Tríduo Solene em honra de Nossa Senhora da Piedade, que terá como pregador o Padre António Elísio de Freitas.

No Sábado que antecede a Festa é também celebrada uma eucaristia às 10h00, 18h00 e 21h00. Depois, como é tradição, o Clube Hípico de Loulé presta homenagem à Nossa Senhora da Piedade, no Largo de S. Francisco, pelas 22h00.

Mas o grande dia das celebrações é o Domingo, dia em que a cidade acordará ao som de uma alvorada de foguetes. Às 10h00, terá lugar o primeiro momento religioso, com a celebração de uma eucaristia no Largo de S. Francisco.

Às 11h00, a imagem de Nossa Senhora da Piedade sai em procissão para o Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, acompanhada pela Banda da Casa do Povo de Lavre (Montemor-o-Novo). É junto ao Monumento que, pelas 12h00, se realiza mais um momento litúrgico, seguido de um tempo de louvor e saudação à Nossa Senhora da Piedade.

À missa campal celebrada pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 16h00, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, segue-se a consagração a Nossa Senhora da Piedade e o início da grande procissão que percorrerá as principais ruas da cidade, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Às 18h00, tem lugar o encerramento da procissão litúrgica no Largo de S. Francisco, iniciando-se então a subida para o Santuário. Oito homens carregam o andor, vestidos de calças e opas brancas, acompanhados por dois tochas, sobem o íngreme cerro, ao ritmo acelerado da música da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, acompanhados pela população a exibir-se em manifestações diversas mas verdadeiramente sentidas.

As festividades terminam com um espectáculo de fogo-de-artifício, junto à Ermida da Nossa Senhora da Piedade, pelas 23h00.

 

Leia também:

Loulé factura um milhão de euros com o cinema

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 106 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.