Lagos quer ser o Município do Ano

pub
pub

Lagos é um dos municípios finalistas ao Prémio Municípios do Ano 2016, galardão que tem como finalidade reconhecer e premiar as boas práticas com projectos implementados pelos próprios municípios.

A câmara lacobrigense concorre com a sua candidatura “Lagos na Rota do Envelhecimento Activo”, através da qual pretende assumir-se como “estando efectivamente na rota do envelhecimento activo, enquanto fomentador de práticas potenciadoras de autonomia, saúde, apoio social, actividades recreativas, promovendo ambientes favoráveis aos idosos para a melhoria da sua qualidade de vida”.

São exemplos disso os projectos “Saúde em Movimento”, “GAPI – Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa”, “Hortas Sociais Urbanas” e “Conselho Municipal Sénior”.

O projecto Saúde em Movimento foi pioneiro na parceria com o Centro de Saúde de Lagos, através da criação de um gabinete de avaliação e prescrição de exercício para a saúde com atendimento dos utentes seniores no próprio local (muitas vezes com prescrição médica para avaliação individualizada) e encaminhamento para as aulas do projecto, de acordo com condição de saúde.

Também inovador aquando a sua implantação, de acordo com a autarquia, foi o GAPI – Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa. Trata-se de uma estrutura de atendimento personalizado aos idosos, com localização acessível e privilegiada junto dos diferentes serviços e entidades ligados a esta faixa etária, centralizando informação das diversas áreas e projectos de interesse a esta população.

As Hortas Sociais Urbanas têm como carácter diferenciador o facto de a produção ser biológica e de potenciar a formação gratuita aos hortelãos deste tipo de produção específica, bem como os diversos projectos de cariz social intergeracional implementados.

Por fim, o Conselho Municipal Sénior é o único órgão de representação dos idosos e de interlocução junto da comunidade e dos poderes políticos da região do Algarve.

A cerimónia de entrega destes prémios decorre no próximo dia 3 de Junho, no Município de Vila do Bispo. 

Leia também:

Tribunais algarvios condenam que se fartam

Suspeito de roubos tinha quase uma centena de munições em casa

Subscreva a nossa Newsletter 



(Visited 168 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.