Em ‘algarvio’ nos entendemos

pub

O modo de falar tipicamente algarvio esteve em grande destaque, esta Quarta-feira, 27 de Julho, na Feira do Livro de Portimão, com a passagem pelo espaço do escritor Sérgio Brito.

Desde sempre atraído pelas tradições, história e cultura da nossa região, Sérgio Brito é autor de dois livros escritos no dialecto algarvio: Duas Históiras no Algarve e Apáxonades no Fássebuque.

A primeira obra tem como base vivências dos naturais da serra algarvia, enquanto que na outra é recordada a forma como os marrachos, ou seja, os algarvios que vivem no litoral, se expressavam.

Através da leitura dos dois livros é possível chegar à conclusão que a forma de expressão difere de zona para zona, mas Sérgio Brito considera que, mesmo assim, é possível dizer-se que há um dialecto algarvio, o qual é composto por mais de 5.600 caracteres. As recolhas estão feitas, há até um dicionário próprio e, agora, também livros escritos em ‘algarvio’.

Ao longo de muito tempo, os naturais da região, de alguma forma, desprezaram e tentaram esquecer a forma como os seus antepassados falavam, mas, nos últimos tempos, parecem ter voltado a abrir os braços a este pedaço da sua história e cultura, notando-se um crescente interesse pelo ‘falar algarvio’, o que deixa o autor muito satisfeito e “orgulhoso”.

Da sua parte, a cruzada vai continuar e virar-se, agora, para os mais novos. Está a trabalhar no “primeiro livro escrito em ‘algarvio’ para crianças”, o qual deverá ser lançado em Outubro.

Ao longo da conversa que manteve com o seu sócio Nuno Campos Inácio (são dois dos três donos da Arandis Editora) também se falou de um outro livro da sua autoria, “Remechido e o desastre de Albufeira”, uma investigação a um episódio das guerras liberais.

As conversas com autores na Feira do Livro de Portimão fazem uma pausa de três dias e regressam no Domingo, 31 de Julho, com o actual deputado algarvio eleito pelo Bloco de  Esquerda, João Vasconcelos, que vai falar do seu livro “O 18 de Janeiro de 1934 – História e Mistificação”.

Leia também os outros artigos da passagem de escritores pela Feira do Livro

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 388 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.