Livro premiado é apresentado em Silves
No próximo Domingo, 11 de Setembro, vai ter lugar a apresentação do livro Porto de Saudade, da autoria de João Morgado, obra vencedora da 1ª edição do Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos.
A cerimónia decorrerá, a partir das 15:30 horas, no Café do Castelo de Silves, monumento que abrirá, gratuitamente, as suas portas a quem apresente o convite para o evento.
João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã. É formado em Comunicação e Marketing, foi jornalista e hoje é consultor nos meios empresariais e políticos.
Na literatura, afirmou-se com dois romances: Diário dos Infiéis e Diário dos Imperfeitos – obras que foram adaptadas ao teatro. Escreve poesia, contos e crónicas.
Na sua incursão pelo romance histórico, lançou a obra Vera Cruz sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral, e um polémico romance biográfico de Vasco da Gama, Índias. Na sua saga pelos descobrimentos, lança agora “PORTO DE SAUDADE”, um longo poema em jeito de cantiga de amigo em que critica a vã glória dos portugueses.
A sua obra já foi reconhecida através das seguintes distinções: Prémio Literário António Gaspar Serrano (em 2016); Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015; Prémio Literário de Poesia Arandis – Manuel Neto dos Santos (2015); Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas (2015); Prémio Literário António Alçada Baptista (2014) e Prémio Literário Vergílio Ferreira (2012).
O Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos foi criado pela Arandis Editora, com o objectivo de homenagear esse destacado poeta algarvio. Entretanto, já se realizou a 2ª edição, que teve como vencedora a autora Filomena Sequeira, que concorreu com o livro O Bailado das Palavras.
Leia também:
Filomena Sequeira vence Prémio Literário Manuel Neto dos Santos
Subscreva a nossa Newsletter