Arte e gastronomia de mãos dadas
Arte e gastronomia vão estar de mãos dadas em Portimão, num ciclo intitulado “Fazer render o peixe”, que arranca esta Quinta-feira, 27 de Outubro, e vai desenvolver-se até Maio do próximo ano.
Ao longo deste período, a arte contemporânea e a gastronomia cruzam-se em torno do mar e cultura algarvia, propondo pela mão de artistas e de renome nacional e internacional, diferentes exposições, instalações artísticas e acções gastronómicas que prometem momentos de inesperada e criativa fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região.
O ciclo tem início na Quinta-feira, pelas 18 horas, com a inauguração da exposição do artista Kwame Sousa, “Um Olhar Sobre o Peixe Seco”, e uma demonstração seguida de degustação, a cargo de André Magalhães.
Também ficará patente, até 18 de Dezembro, o vídeo realizado por Tiago Pereira, com a colaboração de André Magalhães, primeiro episódio da série “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria”, dedicado precisamente ao litão, preparado pela mão deste, crítico e gastrónomo, parceria que antecipa a próxima dupla de “Fazer Render o Peixe”, prevista para o dia 20 de Dezembro.
Nesta ocasião será ainda dada a conhecer aos visitantes e jornalistas a programação, que, até Maio, levará ao Museu de Portimão mais exposições e momentos gastronómicos com assinatura de autor, instalação de trabalhos em pintura, escultura, fotografia e vídeo, a que se juntarão performances, jantares, demonstrações e acções promocionais dedicadas aos produtos do mar e da gastronomia regional algarvia.
Esta programação está integrada no “Programa 365 Algarve”, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura, financiada pelo Turismo de Portugal.
Leia também:
Portimão começa a tratar dos seus espaços verdes
Subscreva a nossa Newsletter