Fazer humor é um “berbicacho”

pub
pub

Foi só rir o último programa Choque Frontal ao Vivo. Nem outra coisa seria de esperar, uma vez que o convidado foi o algarvio Dário Guerreiro, mais conhecido pelo nome artístico Môce Dum Cabréste.

Com 345 vídeos colocados no Youtube, que já tiveram mais de 14 milhões de visualizações, o humorista é, actualmente, um fenómeno de popularidade, sobretudo entre os jovens, que o reconhecem e abordam nas mais diversas e, às vezes, até, digamos assim, constrangedoras circunstâncias.

Um desses episódios teve por palco a casa de banho de um centro comercial de Faro. Dário dirigiu-se a ela para fazer o que é suposto fazer em casas de banho e, quando estava em pleno acto, no urinol, apercebeu-se que tinha atrás de si dois jovens fãs.

Os rapazes cochichavam entre eles se o marmanjo que ali estava era, realmente, o Môce Dum Cabréste. É claro que “eles podiam ter ficado da parte de fora, mas fizeram questão de entrar” e de, a pouco mais de um metro de distância, se porem a perguntar um ao outro, visivelmente entusiasmados, se não era mesmo o humorista que ali estava, situação, que, naturalmente, “desconcentra uma pessoa” que está a tentar cumprir com afinco uma tarefa necessária.

No entanto, não foi de um momento para o outro que se tornou conhecido online e offline e ganhou mais de 130 mil seguidores no seu canal. Começou a fazer vídeos “com um primo meu e mais dois amigos”, numa fase em que o Youtube “estava ainda numa fase muito embrionária”. Admite que os vídeos até nem eram muito engraçados, mas eles divertiam-se bastante a produzi-los.

Gostou tanto da experiência que, um dia, começou a fazê-los a ‘solo’. O primeiro teve aí umas 500 visualizações ou pouco mais, não se tratou, portanto, de um sucesso imediato. A caminhada que, desde a altura até agora levou a cabo, tem sido lenta, “um passinho de cada vez”. Por vezes, consegue fazer vídeos virais, mas na internet as coisas funcionam a uma velocidade louca, pelo que não dá para dormir à sombra de um sucesso passageiro.

A receita para um humorista conseguir alguns resultados positivos é, no fundo, a mesma que qualquer outro profissional deve utilizar: muito trabalho, consistência e sacrifício. Desde há cerca de 3 anos a esta parte que, de forma quase religiosa, a cada Terça-feira, Dário coloca um novo vídeo no seu canal.

E nem sempre o ‘parto’ é fácil. Confessa até que, normalmente, “é um berbicacho, um gajo chega ao Domingo à noite e ainda não pensou em nada, todas as semanas é o mesmo martírio, mas lá tenho conseguido, não sei bem como”.MocedumCabreste3

Quando o tema surge, tem, então, de escrever o texto, colocar-se na pele de actor, gravar e fazer as montagens, uma vez que todo o trabalho fica por sua conta. Enfim, todo não, pois a parte do grafismo e design cabe à namorada, a quem, depois, tem, naturalmente, de “pagar com o corpinho”.

A base e o foco principal do trabalho de Dário Guerreiro é a internet, que lhe dá uma liberdade total em termos criativos, fica até “mal habituado”, de forma que, quando trabalha noutros meios, tem de se ‘policiar’ um bocadinho.

Isso aconteceu, por exemplo, na experiência televisiva que teve no programa ‘5 para a Meia-noite’, em que “eu era uma espécie de enviado especial ao Algarve”. Acabou por apresentar três vídeos e faz um balanço positivo da experiência que considera ter corrido “muito bem”.

A passagem de Dário Guerreiro pelo Choque Frontal ao Vivo ocorreu na Quarta-feira, 15 de Março, na emissão especial integrada na programação do Março Jovem, que foi transmitida na Rádio Alvor este Sábado.

Já no próximo dia 29, vai ter lugar mais uma emissão, a qual terá como convidado o músico Vítor Bacalhau. A sessão ao vivo é realizada, como todas as outras, na Black Box do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) e apresentada por Ricardo Coelho e Júlio Ferreira. As entradas são gratuitas, mas é preciso levantar, antecipadamente, os bilhetes.

(Fotos facultadas pela Rádio Alvor, da autoria de João Figueiras)

Leia também:

Humor com sotaque algarvio

(Visited 401 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.