Economia

Grandes mudanças para a zona da Marina de Albufeira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Nos próximos anos, a Marina de Albufeira e zona circundante vão ser alvo de grandes mudanças, com o desenvolvimento da 2ª fase do empreendimento.

Em entrevista ao programa Pedra de Toque, da Rádio Solar, conduzida por Jorge Magalhães, o director da Marina de Albufeira, João Amaral, garantiu que a empresa saiu do “buraco” financeiro em que se encontrava com recurso a um Plano Especial de Revitalização (PER).

Um dos problemas com que se confrontava era a fraca ocupação das lojas âncora. Das 34 existentes, em 2009, apenas estavam 12 a funcionar e “não encontrávamos quem quisesse alugar ou comprar” as outras.

Avançou-se, então, com o que apelida de “tratamento de choque” que, basicamente, consistiu em dar períodos alargados de carência de pagamento de renda a quem pegasse nas lojas. Graças a isso, nesta altura, “já só temos duas livres”.

Na vertente turística, também os tempos difíceis parecem ter ficado para trás. Actualmente, “estamos a passar o Inverno com cerca de 70% dos apartamentos ocupados e estivemos, de Junho até Outubro, com uma ocupação de quase 100%”.

Com os problemas maiores resolvidos, a marina prepara-se, agora, para avançar com um projecto que inclui a construção de dois hotéis (um de 250 e outro de 160 quatros) e de 110 apartamentos, havendo, inclusivamente, uma cadeia hoteleira interessada em ficar a explorar esta vertente.

Haverá, também, um novo centro comercial, campos de futebol e, eventualmente, um centro de estágios, tendo João Amaral revelado que já houve interesse manifestado por um antigo jogador do Benfica. Na altura, a empresa ainda não tinha o projecto aprovado, pelo que as conversas não tiveram consequências, pretendendo agora, aquele responsável, retomar o contacto.

Perto da marina vai surgir uma enorme praça, que será entregue à Câmara e que, tendo em conta a sua dimensão – cerca de três vezes a Praça dos Pescadores – deverá ser usada para a realização de espectáculos musicais e outro tipo de grandes eventos.

Igualmente previsto no projecto está a construção de um passeio pedonal de ligação a Albufeira. João Amaral admite que, numa primeira fase, esta infra-estrutura deverá beneficiar, essencialmente, a marina, mas à medida que os hotéis e apartamentos fiquem concluídos, também servirá para levar as cerca de 4 mil pessoas que ali deverão concentrar-se em sentido inverso, com isso sendo beneficiado o comércio do centro da cidade.

Leia também:

Sempre sonhei ser bombeiro

Horários do comércio local têm de mudar

(Visited 638 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE