Richard Marques e João Marques são os ‘Profissionais do Ano’

pub
pub

Richard Marques e João Marques foram os ‘Profissionais do Ano’ escolhidos e homenageados pelo Rotary Club da Praia da Rocha.

A cerimónia decorreu na passada Terça-feira, 21 de Março, no âmbito de uma sessão que também assinalou o 19º aniversário daquele grupo de rotários.

A instituição que, actualmente, tem como presidente Júlio Ferreira, justifica a escolha pelo facto de ambos se terem distinguido por “promover e aderir aos mais altos padrões de ética nas suas ocupações e pela excelente e marcante obra executada em prol dos portimonenses, em particular, e dos algarvios, em geral”.

Richard Marques, de 37 anos de idade, é o actual comandante do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Portimão, cargo a que junta as funções de Comandante Operacional Municipal e Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Portimão, prestando, também, serviço a nível regional, enquanto Comandante de Permanência às Operações. É, ainda, técnico do quadro de pessoal da Escola Nacional de Bombeiros.

Rotary_19anos07NChegou a Portimão em 2014, após ter  feito carreira no Corpo dos Bombeiros de Faro, a que se juntou em 1989, tendo começado como Infante e chegado ao cargo de comandante, em 2009.

Tem um mestrado em Riscos e Protecção Civil, com pós-graduação em Gestão de Emergência e é licenciado em Gestão do Ambiente. De destacar ainda o facto de ser perito internacional certificado pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil e pela NATO.

O outro homenageado foi o professor aposentado João Marques. Natural de Silves, onde nasceu em 1948, passou boa parte da sua carreira profissional em Portimão. Desde 1974 até 1993 leccionou no Liceu de Portimão, actual Escola Secundária Poeta António Aleixo.

Aí ensinou Português e Francês a várias gerações de algarvios, tendo, ao mesmo tempo, desempenhado os mais diversos cargos pedagógicos e de gestão, de que destaca cinco anos como Presidente do Conselho Directivo e, por inerência, Presidente do Conselho Pedagógico.

Rotary_19anos06NNo final de 2009 passou para a carreira inspectiva, através do ingresso na Inspecção Geral da Educação, onde se manteve até ao fim de 2009, ano em que se aposentou.

Dessa fase da sua vida profissional, destaca-se o cargo de Chefe de Divisão da então recém-criada Delegação Regional do Algarve da Inspecção Geral da Educação.

Uma vez reformado, concretizou o seu desejo de ingressar no voluntariado hospitalar, o que aconteceu, após a necessária formação e integração, em Março de 2012, no Hospital do Barlavento Algarvio, integrado na Associação Elos de Esperança, de cuja direcção fez parte, entre 2013 e 2015.

Desde o início e até ao presente, presta o serviço de voluntariado quatro vezes por semana, essencialmente no Serviço de Urgência e no de Medicina 4B.

Ainda na vertente de serviço à comunidade, e desde há sete anos, organiza, em regime de voluntariado, sessões quinzenais sobre literatura de expressão portuguesa na Associação Sénior e Autodidacta de Portimão. Na mesma vertente, desempenhou e desempenha o cargo de Presidente da Assembleia Geral do “Lar da Criança de Portimão”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

(Fotos facultadas pelo Rotary Club da Praia da Rocha, da autoria de João Alves)

Rotary_19anos01

Rotary_19anos03

Rotary_19anos02

Leia também:

O sistema político foi capturado por interesses económicos

“Os pobres não se reconhecem nesta democracia”

(Visited 981 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.