Cultura

Lagos celebra o Dia Internacional dos Museus

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Município de Lagos volta a associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Museus, subordinado este ano ao tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Para os dias 17 a 21 de maio, a autarquia lacobrigense preparou um leque diversificado de iniciativas que vão desde visitas guiadas, passando por concertos, um percurso performativo e a oportunidade de visitar equipamentos culturais em horário nocturno, dentro do espírito da Noite Europeia dos Museus.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, e assinalado a 18 de Maio, pretende celebrar e dar voz aos museus e ao papel que desempenham, através da escolha de um tema de reflexão a nível mundial que permita uma discussão alargada e feita sobre distintos pontos de vista.

Este ano esse tema recai no papel dos museus como veículo das histórias mais controversas, um tema interessante que certamente será abordado de formas muito diversas pelos museus portugueses – “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Lagos vai oferecer um leque de actividades para os mais variados tipos de públicos, incluindo visitas guiadas, espectáculos musicais, performances teatrais e literárias, para além das entradas gratuitas nos espaços museológicos, no dia 18 de Maio.

O programa é o seguinte:

  • Dia 17 | 10h00 – 12h00 – Lagos na Rota da Escravatura – Visita guiada ao Mercado de Escravos e à Vila-adentro (perímetro da Lagos medieval). O público será confrontado com uma leitura do Capítulo 25 da Cronica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara, descrevendo a partilha de escravos no dia 8 de Agosto de 1444.
    Ponto de Encontro: Arcadas do Mercado de Escravos
    Inscrições gratuitas, mas obrigatórias (Mercado de Escravos – 961 864 708 ou mercado.escravos@cm-lagos.pt)
  • Dia 18 | 10h00 -13h00 / 14h00 -18h00 – Dia Aberto nos espaços museológicos
    Assinalando o “Dia Internacional dos Museus”, este ano dedicado ao tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, as entradas são gratuitas para todos os que quiserem visitar o Museu Municipal Dr. José Formosinho, o Forte Ponta da Bandeira e o Mercado de Escravos.
  • Dia 19 | 11h00 -12h00 – Visita guiada ao Museu Municipal e Igreja de Santo António
    Ponto de Encontro: Átrio do Museu
    Inscrições gratuitas, mas obrigatórias (Museu Municipal Dr. José Formosinho – 282762301 ou museu1930lagos@gmail.com)
  • Dia 20 | 18h00 – Concerto do ciclo de música antiga “Barroco em Talha Dourada”
    Evento promovido em parceria com a Academia de Música de Lagos, que tem como palco a Igreja de Santo António, edifício genuinamente barroco, classificado como Monumento Nacional desde 1924. Acesso gratuito mas limitado ao número de lugares sentados (80)
  • Dia 20 |21h00 – 23h00 – Noite Europeia dos Museus
    Em sintonia com o que se passa um pouco por todo o mundo, oferecemos ao público a oportunidade de visitar o Museu Municipal Dr. José Formosinho e o Mercado de Escravos em horário nocturno.
    Entrada livre. Mais informações: Museu Municipal Dr. José Formosinho – 282762301 ou museu1930lagos@gmail.com.
  • Dia 21 |17h30 – “Inspiritum, à descoberta do Museu” / Discovering the museum”
    Percurso performativo de oralidade no património, pelo Teatro Experimental de Lagos
    Ponto de encontro: átrio do Museu Municipal
    Bilhetes: € 12,00 por família (de 4 pessoas no máximo)
    Inscrições e levantamento de bilhetes obrigatório até ao dia 20 às 17h00 (Museu Municipal Dr. José Formosinho – 282762301 ou museu1930lagos@gmail.com)

Leia também:

Cursos para desempregados (Faro)

Mais de 100 empregos por ocupar no Continente

PSP de radar em punho (Maio)

(Visited 127 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE