Cultura chinesa atraiu mais de 40 mil pessoas a Lagoa

A cultura chinesa esteve em grande destaque, ao longo de quatro dias, em Lagoa, ao ser protagonista principal da 4ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”. 

De acordo com as contas da autarquia lagoense, entre 6 a 9 de Julho, o Convento de São José e ruas circundantes receberam mais de 40 mil pessoas, “sendo de realçar que o número de visitantes estrangeiros está a aumentar, com destaque para os espanhóis.”

Algumas das principais ruas do centro da cidade foram ‘invadidas’ por uma série de bancas de artesanato e elementos relacionados com o tema-base desta edição, a Rota da Seda.  Também a música e a dança marcaram forte presença, distribuindo-se os cantores e grupos pelos vários palcos instalados nas ruas. Entre outros, actuaram Lu Yanan e Nanyin (China), Yaran Ensemble (Irão), Raul Sengupta (Índia), Emilio Villalba (Espanha) e Al-Bashirah (Síria).

A iniciativa estendeu-se por diversas artérias da cidade, entre elas, as que foram recentemente intervencionadas e que passaram a ser, popularmente apelidadas por “Rua Vermelha”. Na altura, a intervenção foi muito contestada, sobretudo por comerciantes, que diziam estar as obras a afastar os clientes da zona.

Curiosamente, bem poucos mantiveram, agora, as portas abertas após o horário normal de funcionamento, aproveitando o facto das ruas estarem a abarrotar de potenciais clientes.

A abertura do evento – no passado dia 6, com a presença de Shu Jianping, Adido Cultural da República Popular da China, General Rocha Vieira, último Governador de Macau, para além dos Presidentes da Assembleia e Câmara Municipal, Águas da Cruz e Francisco Martins, acompanhados pelo restante executivo e convidados – contou, após a apresentação de cumprimentos, com um apontamento musical chinês na Capela do Convento de S. José, seguido da inauguração da exposição fotográfica “Novo Aspecto da Rota da Seda – China” e de instrumentos musicais tradicionais chineses e de uma prova gastronómica.

Leia também:

Cuca Roseta actua em Loulé

Ana Moura, Ala dos Namorados e Dengaz na Feira Arte Doce

Matias Damásio, Resistência, Miguel Araújo e HMB actuam em Loulé

(Visited 226 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.