Lagos vai ter viatura para transporte de idosos e munícipes com mobilidade reduzida

A Câmara de Lagos vai adquirir e colocar em funcionamento uma Viatura de Intervenção Comunitária (VIC), cujo projecto foi um dos vencedores do Orçamento Participativo 2016, e que tem por missão fazer o transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos, visando facilitar o seu acesso a serviços de saúde, tratamento de questões burocráticas e legais, actividades da vida diária e/ou participação em actividades de ocupação e lazer.

Já foi aberto o concurso público para aquisição desta viatura, estando, nesta altura, a ser analisadas as propostas apresentadas.

Um outro instrumento de apoio à população sénior de Lagos é o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI), que disponibiliza apoio e informações úteis em resposta a questões relacionadas com direitos e benefícios que lhes assistem em áreas como o acesso a serviços públicos, equipamentos, saúde, segurança social, lazer, entre outras, ou ajuda no preenchimento de documentação, elaboração de cartas e mediação com entidades externas, bem como no encaminhamento dos assuntos para as entidades competentes, habilitando os idosos para um melhor exercício dos seus direitos e para uma melhor qualidade de vida.

Para além do Atendimento Personalizado, o âmbito de actuação do GAPI ainda se estende às Visitas Domiciliárias (em articulação com outras entidades parceiras), Vertente Informativa (que se tem consubstanciado em sessões informativas e de sensibilização) e Vertente Recreativa (com a realização de actividades de animação, ocupação e lazer).

Desde a sua entrada em funcionamento, em Outubro de 2011, o G.A.P.I., que funciona uma manhã por semana (4ª feira /9h30 às 13h00, com marcação prévia), já efectuou cerca de 170 atendimentos, sublinhando-se que, desde a sua implementação.

Outro instrumento importante é o Conselho Municipal Sénior (CMS), que constituído em 2014, tem desenvolvido trabalho, tanto ao nível da auscultação e envolvimento dos agentes locais na definição de políticas municipais destinadas aos seniores, bem como na implementação de várias actividades organizadas para esta faixa da população.

O CMS é constituído pelos Grupos de Trabalho da Cultura, Segurança e Saúde. Cada um deles tem promovido várias actividades e projectos, nomeadamente o “Vamos ao Museu”, que já proporcionou a cerca de 131 seniores de todas as freguesias visitas guiadas ao Museu Municipal Dr. José Formosinho; sessões informativas, em que participaram 133 seniores, também realizadas em todas as freguesias em parceria com a GNR e Segurança Social sobre temas que estão na ordem do dia como “Prevenção de Burlas e Roubos”, “Prevenção de Acidentes Domésticos” ou “Complemento Solidário para Idosos” ou ainda sessões de “Sensibilização sobre a Importância da Saúde Oral”.

 

Leia também:

Cuca Roseta actua em Loulé

Ana Moura, Ala dos Namorados e Dengaz na Feira Arte Doce

Matias Damásio, Resistência, Miguel Araújo e HMB actuam em Loulé

(Visited 208 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.