Política

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Partido Socialista (PS) vai continuar a governar o concelho de Lagos e, agora, com maioria reforçada. A equipa liderada por Joaquina Matos arrecadou 5.786 votos (52,98%) e elegeu 5 elementos para o executivo municipal (Joaquina Hugo Pereira, Paulo Jorge, Sara Coelho e Luís Bandarra).

A coligação Unidos por Lagos (PSD/CDS/MPT/PPM) não foi além dos 1.493 votos (13,67%) e só elege o seu cabeça-de-lista, Nuno Serafim.

Na 3ª posição ficou o movimento independente Lagos com Futuro, com 1.300 votos (11,9%), que também garante a eleição de um vereador, Luís Barroso. A CDU apenas obteve o apoio de 780 lacobrigenses (7,14%), o Bloco conseguiu 554 votos (5,07%) e, na última posição, ficou o PAN, com 380 votos (3,48%).

Em comparação com as autárquicas de 2013, há a registar um aumento de 1.786 votos no PS (e mais um vereador). Comparando com o total dos votos obtidos há 4 anos pelas listas dos partidos que agora constituíram a coligação Unidos por Lagos, houve uma diminuição de 1.410 votos na lista comandada por Nuno Serafim.

Também substancial foi a diminuição na votação da CDU (-804 votos, ou seja – quase 51%), o que fez com que perdesse para o PS o vereador que tinha. O Bloco de Esquerda consegue mais 119 votos.

A vitória socialista estendeu-se a todos os restantes órgãos autárquicos. Para a Assembleia Municipal elegeu 11 elementos (mais 3 do que há 4 anos), garantindo, desde logo, maioria absoluta, sem necessitar dos votos das Juntas de Freguesia, que, por inerência, têm lugar naquele órgão. A coligação Unidos por Lagos elegeu 3 elementos (menos 3 do que os conseguidos em 2013 por PSD e CDS).

Também o grupo independente Lagos com Futuro fica com 3 representantes; a CDU elege 2 (menos 1) e Bloco de Esquerda e PAN elegem, cada, um deputado municipal. O presidente daquele órgão continua a ser Paulo Morgado.

Para Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, o PS elegeu 7 elementos contra apenas 6 das restantes listas. Na Luz, os socialistas chegaram a 58,7% da votação e elegeram 6 elementos, garantindo, igualmente, maioria absoluta. Na União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, a lista do PS obteve 52,1% dos votos e elegeu 6 dos 9 elementos que compõem aquele órgão autárquico. Odiáxere é a freguesia em que a vitoria socialista é mais expressiva, tendo chegado aos 62,1% dos votos e elegendo 7 representando, ficando os restantes 2 a envergar as cores do Unidos por Lagos.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 573 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE